As diferenças gastronômicas entre Brasil e Argentina
O argentino Gonzalo Vidal, chef do Gonza Restaurante, no Rio de Janeiro, se mudou para o Brasil aos 22 anos de idade e de cara sentiu um choque cultural gastronômico. “Aqui no Brasil, no almoço, não pode faltar arroz e feijão, que é uma coisa que eu não entendia“, relembrou em entrevista ao Receitas.
Feijão preto faz uma dupla perfeita com arroz — Foto: Receitas
Feijão preto faz uma dupla perfeita com arroz — Foto: Receitas
Não demorou muito para que Vidal se acostumasse e hoje, aos 40 anos, o chef já está mais do que habituado. “Com o tempo eu me acostumei e amo, acho que é parte da cultura e agora faz parte da minha cultura. Mas realmente é bem diferente“, declarou.
E apesar de Brasil e Argentina terem alguns pontos em comum, como o apreço por um bom churrasco, as diferenças vão além do arroz com feijão. Vidal ainda destaca que o café da manhã argentino não costuma ter muita fruta e que o almoço é mais leve. “A gente, na Argentina, costuma ter um almoço muito leve, tipo frango com salada, carne com salada. Um sanduíche, um lanche, sabe?”, comentou.
Por que os argentinos jantam tarde?
Há muitas explicações para o fato dos argentinos jantarem tarde, como a existência da merienda, um lanche que eles realizam por volta das 17h ou 18h. Em regiões do interior, ainda há quem faça a sesta, que é o hábito de descansar depois do almoço. Isso faz com que o dia se prolongue e eles ainda tenham mais uma refeição para realizar antes de dormir.
O chef Gonzalo Vidal explica porque os argentinos jantam mais tarde — Foto: Divulgação
O chef Gonzalo Vidal explica porque os argentinos jantam mais tarde — Foto: Divulgação
De qualquer forma, o jantar é a refeição mais completa da Argentina e, muitas vezes, um momento de encontro entre amigos e familiares. Isso também faz com que seja uma oportunidade de socializar, o que prolonga a refeição.
“O nosso ponto forte é a janta. A gente encontra a família toda depois do trabalho e janta todo mundo junto. Uma refeição que alguém faz ou pede. Mas, geralmente, o prato mais forte é a janta”, explicou Gonzalo.
A Argentina também é conhecida por ter uma vida noturna agitada, o que faz muitos restaurantes abrirem mais tarde. “As reservas começam a partir das 21h30 e vão até 1h manhã. Então, sair na rua para jantar em um restaurante é muito mais tarde que no Brasil“, revelou. Ainda de acordo com o chef, é difícil alguém conseguir reservar um jantar para às 19h na Argentina. “O estilo de vida é diferente e isso leva a costumes diferentes”, concluiu Gonzalo Vidal.



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2026/I/A/XEFPMtQxWD148wqzEFmQ/gonzalo-vidal.jpeg?ssl=1)