O ritual do Ano-Novo que ninguém questiona: por que bebemos espumante na virada?

O ritual do Ano-Novo que ninguém questiona: por que bebemos espumante na virada?


O hábito surgiu na França, entre os séculos XVII e XVIII, como um costume da nobreza para celebrar conquistas. Com o tempo, transformou-se em um dos maiores rituais do Ano-Novo e, muito provavelmente, não vai faltar na sua ceia.

Aprenda a escolher o espumante perfeito para seu Ano-Novo — Foto: Freepik/orion_production

Inicialmente, a bebida fazia parte das grandes celebrações da elite europeia. Aos poucos, esse costume se espalhou pelo mundo e passou a simbolizar renovação, um dos sentimentos mais presentes na virada do ano.

A partir daí, cada gesto envolvendo o espumante ganhou significado. As borbulhas, tão presentes quando a bebida é servida na taça, tornaram-se símbolo de prosperidade, alegria e abundância. Já o ato de estourar a rolha representa deixar o que ficou para trás e abrir espaço para novas oportunidades. Tudo isso ajudou a consolidar o espumante como a bebida símbolo do Ano-Novo.

No Brasil, a tradição se fortaleceu ainda mais graças ao clima tropical. Leve e refrescante, o espumante é perfeito para as noites de verão, exatamente a estação em que a virada do ano é celebrada por aqui.

O ritual do Ano-Novo que ninguém questiona: por que bebemos espumante na virada? — Foto: Reprodução/Unsplash

Veja mais:



Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário