Como manter a dieta no fim de semana: nutricionista dá dicas

Como manter a dieta no fim de semana: nutricionista dá dicas


Manter a dieta no fim de semana é um dos maiores desafios para quem está em processo de emagrecimento, mas saiba que isso não é impossível: o Receitas conversou com a nutricionista Natália Diniz (@nutri_nataliadiniz) sobre o assunto, e ela deu dicas para quem está passando por essa situação. Confira!

Por que é tão comum as pessoas saírem da dieta no fim de semana? Como isso impacta o processo de emagrecimento?

O fim de semana é o momento, para muitos, de não ter rotina, de socializar mais, de se permitir mais e se cobrar menos. Se isso impacta o processo de emagrecimento? Lógico! De segunda a sexta, a pessoa segue uma rotina certinha, prepara suas refeições, se exercita e dorme cedo para começar tudo novamente no dia seguinte. Aí chega o fim de semana ela não quer ter cobranças.

A maior parte das pessoas veem o fim de semana como uma libertação das obrigações, e associam isso a se permitir comer mais e sair do planejamento alimentar.

Elas acabam consumindo álcool, comendo sem se preocupar tanto com a qualidade e a quantidade, bebem menos água, não se exercitam, ou seja, saem completamente da rotina e se permitem viver. […] isso acaba virando uma gangorra e pode ser estressante para a mente e principalmente para o corpo, para pessoa que está num processo de emagrecimento, a conta nunca vai fechar.

Nas consultas por exemplo, eu não trabalho e não acredito nos benefícios da restrição alimentar. Quem gosta de pão, come pão, quem gosta de chocolate, come chocolate, e tudo eu calculo para caber no dia a dia do paciente.

É possível incluir alimentos mais calóricos no fim de semana sem prejudicar os resultados?

Claro que sim, e nada se resume somente a calorias […] Em consultório, eu busco entender o que o paciente adora comer e que não seja tão “saudável”, e encaixo na rotina. Exemplo: as sextas-feiras é dia de pizza com a família. Meu papel é esmiuçar isso da seguinte forma: quantidade de fatias, sabor da pizza, se toma alguma bebida junto.

Então, eu faço umas sugestões de trocas para que não atrapalhe tanto o processo de emagrecimento e a pessoa continua inserida nesses momentos de prazer.

Quais estratégias simples você recomenda para manter o foco na alimentação durante os fins de semana, sem abrir mão de eventos sociais?

  1. Nunca saia de casa com fome. Dependendo do horário, você pode fazer um lanche antes de sair;
  2. Se no local tiverem muitas opções de comida: escolha o que mais lhe desperta interesse de provar ou opte pelo seu prato, pelo doce ou salgado preferido;
  3. Coma com prazer e atenção: escolha o que vai comer, sente-se em algum local e se concentre nesse momento. Lógico que você não vai se isolar numa festa, apenas foque a sensação de estar comendo aquilo que gosta;
  4. Beba com moderação. Se atente às quantidades e aprecie o momento.

Qual a melhor forma de retomar a rotina após um fim de semana em que a dieta não foi seguida à risca?

É entender que há dias e dias, que somos seres humanos e que o que acontece ao nosso redor vai influenciar, sim, na rotina. O mais importante é o seguinte:

Saiu da rotina por qualquer motivo, recomece na próxima refeição e bola pra frente. Muitas pessoas que saem do planejado, esquecem o caminho de volta e se “deixam levar”. Elas pensam: como não consegui seguir o que a nutri passou agora no lanche, melhor retomar só amanhã, e assim acabam desistindo no meio do processo. E elas esquecem que a vida é feita de recomeços.

Veja também:



Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário