Manter a dieta no fim de semana é um dos maiores desafios para quem está em processo de emagrecimento, mas saiba que isso não é impossível: o Receitas conversou com a nutricionista Natália Diniz (@nutri_nataliadiniz) sobre o assunto, e ela deu dicas para quem está passando por essa situação. Confira!
Por que é tão comum as pessoas saírem da dieta no fim de semana? Como isso impacta o processo de emagrecimento?
O fim de semana é o momento, para muitos, de não ter rotina, de socializar mais, de se permitir mais e se cobrar menos. Se isso impacta o processo de emagrecimento? Lógico! De segunda a sexta, a pessoa segue uma rotina certinha, prepara suas refeições, se exercita e dorme cedo para começar tudo novamente no dia seguinte. Aí chega o fim de semana ela não quer ter cobranças.
A maior parte das pessoas veem o fim de semana como uma libertação das obrigações, e associam isso a se permitir comer mais e sair do planejamento alimentar.
Elas acabam consumindo álcool, comendo sem se preocupar tanto com a qualidade e a quantidade, bebem menos água, não se exercitam, ou seja, saem completamente da rotina e se permitem viver. […] isso acaba virando uma gangorra e pode ser estressante para a mente e principalmente para o corpo, para pessoa que está num processo de emagrecimento, a conta nunca vai fechar.
Nas consultas por exemplo, eu não trabalho e não acredito nos benefícios da restrição alimentar. Quem gosta de pão, come pão, quem gosta de chocolate, come chocolate, e tudo eu calculo para caber no dia a dia do paciente.
É possível incluir alimentos mais calóricos no fim de semana sem prejudicar os resultados?
Claro que sim, e nada se resume somente a calorias […] Em consultório, eu busco entender o que o paciente adora comer e que não seja tão “saudável”, e encaixo na rotina. Exemplo: as sextas-feiras é dia de pizza com a família. Meu papel é esmiuçar isso da seguinte forma: quantidade de fatias, sabor da pizza, se toma alguma bebida junto.
Então, eu faço umas sugestões de trocas para que não atrapalhe tanto o processo de emagrecimento e a pessoa continua inserida nesses momentos de prazer.
Quais estratégias simples você recomenda para manter o foco na alimentação durante os fins de semana, sem abrir mão de eventos sociais?
- Nunca saia de casa com fome. Dependendo do horário, você pode fazer um lanche antes de sair;
- Se no local tiverem muitas opções de comida: escolha o que mais lhe desperta interesse de provar ou opte pelo seu prato, pelo doce ou salgado preferido;
- Coma com prazer e atenção: escolha o que vai comer, sente-se em algum local e se concentre nesse momento. Lógico que você não vai se isolar numa festa, apenas foque a sensação de estar comendo aquilo que gosta;
- Beba com moderação. Se atente às quantidades e aprecie o momento.
Qual a melhor forma de retomar a rotina após um fim de semana em que a dieta não foi seguida à risca?
É entender que há dias e dias, que somos seres humanos e que o que acontece ao nosso redor vai influenciar, sim, na rotina. O mais importante é o seguinte:
Saiu da rotina por qualquer motivo, recomece na próxima refeição e bola pra frente. Muitas pessoas que saem do planejado, esquecem o caminho de volta e se “deixam levar”. Elas pensam: como não consegui seguir o que a nutri passou agora no lanche, melhor retomar só amanhã, e assim acabam desistindo no meio do processo. E elas esquecem que a vida é feita de recomeços.
Veja também:



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2025/f/n/OniQoBQ92zjxWMsBv9AA/como-manter-dieta-no-fim-de-semana.jpg?ssl=1)