Caruru Completo: Faça para um Almoço com Gostinho do Nordeste!

Prepare-se para uma explosão de sabores tropicais com o nosso Caruru, um prato que é a alma da culinária nordestina. Rico em história e temperos, este cozido de quiabo com camarões frescos e secos, castanhas e azeite de dendê, é a pedida certa para você que busca uma refeição autêntica. Sirva este Caruru inesquecível e faça para um almoço com gostinho do Nordeste que encantará a todos!
Tempo: 2h
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: Médio

Ingredientes:
- 5 colheres (sopa) de azeite de dendê de qualidade
- 3 cebolas picadas
- 6 tomates maduros picados
- 2 pimentões picados
- 1 pimenta-malagueta picada (ajuste ao seu paladar)
- Coentro picado a gosto
- 1 maço de cheiro-verde picado
- 1kg de camarão fresco e limpo
- 300g de camarão seco (dessalgado e picado)
- 1kg de filé de peixe (sugestão: cação, tilápia ou robalo)
- 200g de castanha de caju torrada e moída
- 2 vidros de leite de coco (total de 400ml)
- 1kg de quiabos picados em rodelas finas
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca (aproximadamente, para engrossar)
- Sal a gosto (cuidado com o camarão seco)

Modo de Preparo:
- Em uma panela grande e de fundo grosso, aqueça o azeite de dendê em fogo médio. Adicione as cebolas picadas, os tomates, os pimentões, a pimenta-malagueta, o coentro e o cheiro-verde. Refogue por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os vegetais estejam macios e perfumados.
- Acrescente o camarão fresco limpo e o camarão seco (previamente dessalgado e picado) ao refogado. Misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos, permitindo que os sabores se incorporem.
- Junte os filés de peixe e continue cozinhando por mais 10 minutos, mexendo delicadamente para não desmanchar o peixe. O Caruru começa a ganhar corpo e sabor.
- Adicione as castanhas de caju moídas, o leite de coco e os quiabos picados. Misture tudo e deixe cozinhar por mais 10 minutos, ou até que o quiabo esteja macio. Os quiabos darão a textura característica ao Caruru.
- Por fim, adicione a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos, até que o Caruru atinja a consistência desejada – um pouco espessa, mas ainda cremosa. Prove e ajuste o sal, se necessário, lembrando que o camarão seco já é salgado.
- Retire do fogo e sirva imediatamente. Este Caruru é perfeito para faça para um almoço com gostinho do Nordeste e pode ser acompanhado de arroz branco e vatapá.
Sugestões de Outras Receitas Relacionadas:
Se você amou a riqueza de sabores do Caruru, explore mais da culinária nordestina e brasileira com estas outras delícias:
- Prepare um cremoso Vatapá para acompanhar ou servir como prato principal.
- Experimente o sabor marcante do Bobó de Camarão, outra iguaria com camarões e dendê.
- Sirva seu Caruru com um autêntico Acarajé, a combinação perfeita para uma refeição baiana completa.



