Croquete de Mandioca e Charque: Sabor Tradicional Crocante!
Prepare-se para se deliciar com o irresistível Croquete de Mandioca e Charque, um petisco que une a cremosidade da mandioca à intensidade saborosa do charque. Perfeito para entradas, lanches ou para compartilhar em qualquer ocasião, esta receita resgata o sabor autêntico da culinária brasileira em uma versão frita e crocante que agrada a todos.
Ingredientes
Para a Massa de Mandioca
- 400 g de mandioca (ou aipim/macaxeira), descascada e cozida
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- Sal a gosto
Para o Recheio de Charque
- 300 g de charque bovino, previamente dessalgado e desfiado
- 3 colheres (sopa) de óleo de soja ou azeite
- 1 unidade de cebola pequena, picada finamente
- 4 colheres (sopa) de salsinha ou coentro fresco, picado
- 100 g de queijo parmesão ou queijo coalho ralado (para finalizar o recheio)

Para a Finalização (Empanar e Fritar)
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 ovos grandes, batidos com uma pitada de sal
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
- Óleo vegetal (milho, girassol ou soja) para fritura por imersão
Modo de Preparo
1. Para a Massa de Mandioca
- Cozinhe a mandioca: Descasque a mandioca e cozinhe em uma panela com água e sal até ficar muito macia. Escorra bem.
- Prepare o purê: Ainda quente, transfira a mandioca cozida para um processador e bata com o leite até obter um purê liso. Se não tiver processador, amasse bem com um garfo ou espremedor de batatas.
- Finalize a massa: Leve o purê ao fogo baixo em uma panela. Acrescente a manteiga e mexa bem até incorporar. Adicione o creme de leite e continue mexendo até a massa se soltar do fundo da panela e ficar homogênea e cremosa. Reserve e deixe esfriar completamente.

2. Para o Recheio de Charque
- Dessalgue e cozinhe o charque: O charque deve ser dessalgado por no mínimo 24 horas, trocando a água várias vezes. Após dessalgar, cozinhe-o em uma panela de pressão com água por cerca de 40 minutos (ou até ficar macio).
- Desfie e prepare: Deixe o charque esfriar, desfie-o, retirando toda a gordura e nervuras. Você pode usar um processador na função pulsar para facilitar o desfiamento.
- Refogue o recheio: Em uma frigideira, aqueça o óleo e doure a cebola picada. Junte o charque desfiado e refogue por alguns minutos. Adicione a salsinha (ou coentro) picada e o queijo ralado, misture bem e reserve.
3. Montagem e Finalização do Croquete de Mandioca e Charque
- Misture as massas: Em uma tigela grande, misture o purê de mandioca já frio com o refogado de charque. Amasse bem com as mãos até obter uma massa homogênea, que possa ser moldada. Se necessário, adicione uma colher de sopa de farinha de trigo à massa para dar mais liga, mas com parcimônia para não ressecar.
- Modele os croquetes: Com as mãos levemente untadas, pegue porções da massa e modele os Croquetes de Mandioca e Charque no formato desejado (geralmente cilíndrico).
- Empane: Prepare três pratos fundos: um com farinha de trigo, outro com os ovos batidos e o terceiro com a farinha de rosca. Passe cada croquete primeiro na farinha de trigo, depois no ovo batido e, por último, na farinha de rosca. Para uma casca mais crocante, repita o processo de empanamento (ovo e farinha de rosca).
- Frite: Aqueça o óleo em uma panela funda a 170-180°C. Frite os croquetes em pequenas quantidades para não superlotar a panela e manter a temperatura do óleo. Frite até dourarem por todos os lados.
- Escorra e sirva: Retire os croquetes com uma escumadeira e coloque-os sobre papel absorvente para eliminar o excesso de óleo. Sirva seus deliciosos Croquetes de Mandioca e Charque quentinhos!
Experimente Também
Se você adorou este Croquete de Mandioca e Charque, temos outras receitas que vão te conquistar:
- Escondidinho de Charque: Outro clássico com charque e purê, perfeito para uma refeição principal.
- Bolinho de Mandioca com Queijo: Uma versão vegetariana e igualmente deliciosa do bolinho de mandioca.
- Pastel de Carne Seca: Uma alternativa frita com um recheio saboroso de carne seca, ideal para lanches.



