Risoto de Carne Moída (risotto di carne macinata) é uma receita de origem italiana preparada com arroz para risoto (arborio, carnaroli, etc), carne moída e caldo de carne ou de vegetais. Pode utilizar carne moída de boi/vaca, vitela, carne fresca de porco ou preparada (linguiça).
Esta receita pode ser preparada com qualquer arroz para risoto, pois estas variedades toleram o método de cozimento único que retira o amido lentamente dos grãos.
O arroz arbório é o mais comumente usado e encontrado fora da Itália. O arroz carnaroli é a variedade de arroz preferida dos italianos, pois torna-se muito cremoso sem perder a forma. Na Itália, também são comumente usadas as variedades de arroz Maratelli, Roma, Vialone Nano e Baldo.
Risoto de Carne Moída
Equipamento
- Panela de fundo grosso
Ingredientes
- 200 gramas de arroz para risoto (carnaroli, arbório, baldo, etc)
- 1 litro de caldo de legumes ou caldo de carne (cerca de 4 xícaras)
- 150 gramas de carne moída (de vaca ou de porco)
- 100 gramas de cebola 1 cebola pequena
- 60 gramas de manteiga
- 50 gramas de queijo ralado
- 180 ml de vinho branco seco (¾ de xícara)
- 28 gramas de azeite (2 colheres de sopa)
- 5 gramas de salsinha
- de alho
- de sal
Instruções de Preparo
- Aquecer o azeite: em uma panela com fundo grosso, aqueça o azeite até que esteja bem quente. Utilize fogo médio.
- Fritar a carne: adicione a carne moída ao óleo quente e deixe fritar até que boa parte da umidade tenha evaporado
- Deixar dourar bem: deixe a carne dourar bem e começar a grudar no fundo da panela. Isso (reação de Maillard) ajudará a desenvolver um sabor mais complexo para o risoto.
- Adicionar cebola e alho: adicione a cebola e o alho picados e deixe refogar até que a cebola esteja macia e translúcida.
- Adicionar arroz: quando a cebola estiver translúcida, adicione o arroz e refogue até que os grãos estejam com as pontas levemente translúcidas.
- Adicionar vinho: quando as pontas dos grãos de arroz estiverem levemente translúcidas, adicione o vinho branco seco e mexa até que o vinho seja incorporado pelo arroz e/ou evaporado.
- Adicionar caldo: adicione uma concha de caldo quente e mexa sempre até que o caldo seja parcialmente incorporado pelo arroz e/ou evaporado. Repita a operação até que o arroz esteja totalmente cozido, mas ainda firme e ainda reste algum líquido na preparação, cerca de 8 a 10 repetições. Prove o arroz para saber se está cozido.
O risoto deve ser finalizado com bastante caldo, pois ressecará até o momento de servir.
- Adicionar manteiga e queijo ralado: desligue o fogo e adicione o queijo ralado e a manteiga e misture até que sejam incorporados na preparação. Prove e ajuste o sal, se necessário.
- Adicionar caldo: caso o risoto não esteja cremoso, adicione um pouco mais do caldo quente e mexa bem.
- Adicionar salsinha: adicione a salsinha picada e misture.
- Servir: Sirva quente. Rende 2 porções.