

Canja de Galinha
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Faca de chef ou similar
- Panela grande
- Plástico filme/película aderente
- Tábua de corte
- Termômetro (opcional, mas recomendado)
- Tigela média
Ingredientes
- 200 gramas de peito de frango (cerca de 1 unidade médio)
- 1,5 litros de água filtrada em temperatura ambiente (cerca de 6 xícaras)
- 200 gramas de batata (2 batatas médias)
- 150 gramas de cenoura (2 cenouras médias)
- 100 gramas de salsão/aipo (2 talos médios)
- 100 gramas de cebola (1 cebola média)
- 100 gramas de tomate (1 tomate médio)
- 50 gramas de arroz agulhinha/agulha (1/4 xícara). Para saber mais sobre este tipo de grão, consulte a diferença entre variedades de arroz.
- 28 gramas de azeite de oliva ou óleo vegetal neutro (canola, girassol, milho, etc) (32 ml | 2 colheres de sopa)
- 15 gramas de sal (2 1/2 colheres de chá)
- 10 gramas de alho (2 dentes)
- 10 gramas de salsinha/salsa (opcional) (1/4 xícara)
- 2 gramas de louro (cerca de 2 folhas)
- 2 gramas de tomilho (opcional) (cerca de 1 ramo pequeno)
- 1 grama de pimenta-preta/pimenta-do-reino (opcional) (1/2 colher de chá)
Instruções de Preparo
- 1. Preparar os ingredientes (mise en place): Separe e meça todos os ingredientes. Pique a cebola, fatie o alho, pique a salsinha (se usar), corte o salsão em fatias de 1 cm, corte a cenoura em meias luas de 1 cm, e a batata em cubinhos de 1 cm. Corte o tomate em cubinhos de 1 cm. Esta organização garante que a sua Canja de Galinha saia perfeita.
As técnicas de corte de legumes influenciam a textura final da sopa.

- 2. Tempere o frango: tempere o peito de frango com metade do sal (3 g) e um pouco da pimenta-do-reino. Cubra e deixe marinar por 30 minutos.

- 3. Grelhe o peito de frango: Aqueça 1 colher de sopa (14 g) de azeite na panela. Grelhe o peito de frango em fogo baixo até atingir 75ºC internos (cerca de 6-7 minutos por lado). Retire da panela e reserve.
DICA: Mantenha os resíduos saborosos no fundo da panela; eles serão essenciais para o caldo da Canja de Galinha.

- 4. Refogue os aromáticos: Na mesma panela, adicione a outra colher de azeite (14 g) em fogo baixo. Junte a cebola e a cenoura. Mexa, raspando o fundo da panela para incorporar os sabores do frango grelhado. Refogue por 1 a 2 minutos, até a cebola ficar translúcida.

- 5. Adicionar e refogar mais vegetais: Acrescente o alho, o salsão, o tomate e a batata. Refogue por mais 4 a 5 minutos, até que o tomate comece a desmanchar levemente, liberando seus sucos.

- 6. Cozinhar o caldo: Adicione os 1,5 litros de água filtrada, o restante do sal, as folhas de louro e o tomilho (se estiver usando). Deixe ferver e, em seguida, reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos.

- 7. Desfiar o frango: Enquanto o caldo cozinha, retire o frango da panela (se já não o fez) e desfie-o grosseiramente usando dois garfos. Reserve.

- 8. Finalizar o cozimento: Após os 20 minutos, adicione o arroz agulhinha e o frango desfiado ao caldo. Cozinhe por mais 15 minutos, ou até que o arroz esteja macio e cozido (verifique o tempo exato na embalagem do arroz).
Se desejar uma textura mais cremosa, você pode cozinhar um pouco mais, como em um Risoto de Frango, mas a Canja de Galinha tradicionalmente tem os grãos mais soltos.

- 9. Servir: Retire a folha de louro e o raminho de tomilho (se usados) da panela. Prove e ajuste o sal e a pimenta, se necessário. Sirva a sua deliciosa Canja de Galinha bem quente, polvilhada com salsinha fresca picada.

Dica de Nutrição: A Canja de Galinha é famosa por ser uma refeição de fácil digestão. O frango fornece proteínas magras, essenciais para a recuperação do corpo, e o caldo hidratante ajuda na reposição de eletrólitos, especialmente em quadros de mal-estar. Se quiser aumentar os benefícios, inclua mais vegetais como abobrinha.
Preparou esta receita? Gostaríamos de vê-la! Publique a sua foto no Instagram e marque @cozinha_tecnica
Outras Receitas de Sopas e Caldos Reconfortantes
- Caldo de Frango | Caldo de Galinha (para um caldo base mais intenso)
- Sopa de Lentilhas (para uma alternativa vegetariana nutritiva)
- Caldo Verde (clássico de Portugal)
- Sopa de Cebola Gratinada (para um sabor mais robusto)
- Sopa de Legumes (mais leve e cheia de vitaminas)












