A diferença entre os tipos de missô vem principalmente dos ingredientes utilizados (soja, arroz, cevada, etc.), do tempo de fermentação e da proporção de sal. Nos mercados, você pode encontrar missôs mais claros e mais escuros, como o branco e o vermelho. Veja as diferenças entre eles:
- Missô branco (shiro missô): tem cor amarelada, é levemente adocicado e muito usado no preparo de sopas molhos para salada e molhos para vegetais.
- Missô vermelho (aka missô: tem cor marrom escuro e avermelhado, sabor mais intenso e salgado e é usado para pratos mais fortes, caldos e marinadas para carnes e peixes.
Missô: o que é, tipos e como utilizar na cozinha — Foto: Receitas
Missô: o que é, tipos e como utilizar na cozinha — Foto: Receitas
O missoshiro é um dos pratos mais populares com missô: é a sopa de missô, um prato tradicional da culinária japonesa. A base do missoshiro é composta pelo dashi, um caldo básico feito com alga, peixe seco ou cogumelos secos e missô. Depois da base, são adicionados ingredientes como tofu, cebolinha e wakame (alga marinha hidratada).
No vídeo, a chef Fernanda Quatrocchi ensina como fazer um molho de missô deliciosos para saladas, legumes e outros pratos, uma receita da Bela Gil. Confira o vídeo e veja também o passo a passo da receita:
Veja também:



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2025/d/d/OYDp15RMCq6HzklefY1A/misso-o-que-e.jpg?ssl=1)