Missô: o que é, tipos e como utilizar na cozinha

Missô: o que é, tipos e como utilizar na cozinha


A diferença entre os tipos de missô vem principalmente dos ingredientes utilizados (soja, arroz, cevada, etc.), do tempo de fermentação e da proporção de sal. Nos mercados, você pode encontrar missôs mais claros e mais escuros, como o branco e o vermelho. Veja as diferenças entre eles:

  • Missô branco (shiro missô): tem cor amarelada, é levemente adocicado e muito usado no preparo de sopas molhos para salada e molhos para vegetais.
  • Missô vermelho (aka missô: tem cor marrom escuro e avermelhado, sabor mais intenso e salgado e é usado para pratos mais fortes, caldos e marinadas para carnes e peixes.

Missô: o que é, tipos e como utilizar na cozinha — Foto: Receitas

O missoshiro é um dos pratos mais populares com missô: é a sopa de missô, um prato tradicional da culinária japonesa. A base do missoshiro é composta pelo dashi, um caldo básico feito com alga, peixe seco ou cogumelos secos e missô. Depois da base, são adicionados ingredientes como tofu, cebolinha e wakame (alga marinha hidratada).

No vídeo, a chef Fernanda Quatrocchi ensina como fazer um molho de missô deliciosos para saladas, legumes e outros pratos, uma receita da Bela Gil. Confira o vídeo e veja também o passo a passo da receita:

Veja também:



Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário