“A dieta anti-inflamatória é fundamental porque facilita e organiza toda a alimentação dessa mulher no dia a dia, e equilibra a questão hormonal.”
Em participação no programa É de Casa, a especialista em alimentação listou cinco alimentos anti-inflamatórios que aliviam as dores da endometriose. Veja a seguir:
Endometriose causa dores em mulheres. Alimentação anti-inflamatória ajuda no alívio das dores — Foto: Reprodução/Pexels
Endometriose causa dores em mulheres. Alimentação anti-inflamatória ajuda no alívio das dores — Foto: Reprodução/Pexels
1) Folhas verde-escuras
As folhas verde-escuras, como o espinafre, a rúcula, o agrião e a couve, são fundamentais por quem tem endometriose. Elas são fonte de zinco e ferro, dois minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.
A dica da nutricionista é consumir essas folhas junto com laranja e o limão. Você pode, por exemplo, pingar gotas de limão por cima desses folhosos ou colocar um pedaço de laranja no prato. Isso potencializa os compostos bioativos das folhas verde-escuras. Você também pode cozinhar esses alimentos no vapor para preservar as propriedades nutricionais.
2) Alimentos ricos em gorduras boas
Quando se fala em alimentos ricos em gordura boa a gente pensa logo no abacate e nas castanhas. No entanto, o salmão, o atum e a sardinha também se encaixam nesse quesito.
E falando na sardinha, quem tem endometriose pode consumi-la de duas maneiras: comprando a fresca ou em lata. Contudo, quem preferir pela versão enlatada deve escolher a sardinha imersa em óleo, que, por sua vez, precisa ser descartado devido à concentração de metais pesados
A sardinha congelada também é uma opção indicada pela nutricionista Wanessa Natividade.
3) Alimentos ricos em fibras
As fibras são extremamente importantes para a saúde porque melhoram o trânsito gastrointestinal, melhorando, inclusive, o equilíbrio hormonal. O arroz com feijão – combinação queridinha dos brasileiros – é uma boa opção para incluir as fibras no almoço e no jantar. Só precisa se atentar ao preparo do feijão: ele sempre deve ser deixado de molho para evitar gases e estufamento abdominal.
4) Frutas vermelhas
O morango, a uva roxa e a framboesa fazem parte das chamadas frutas vermelhas. Elas são fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e antienvelhecimento.
5) Temperos naturais
A cúrcuma, gengibre e alho são ricos em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Você pode usar o gengibre no preparo de receitas e sucos. Já a cúrcuma é ótima para dar sabor aos peixes e frango. E o alho é presente praticamente em todos os refogados.