Coxinha de Mandioca Sem Glúten: Sabor e Tradição na Sua Mesa!
Desvende o segredo de uma das iguarias mais amadas do Brasil em uma versão incrivelmente saborosa e sem glúten! Esta Coxinha de Mandioca Sem Glúten é a prova de que é possível ter uma experiência culinária rica, crocante por fora e macia por dentro, sem abrir mão da saúde. Perfeita para lanches, festas ou para matar aquela saudade do sabor caseiro, esta receita promete conquistar a todos!
Ingredientes
Para a Massa da Coxinha de Mandioca
- 2 colheres (sopa) de margarina light
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 tablete de caldo de frango (ou caldo de legumes sem glúten)
- 2 xícaras (chá) de leite (integral ou vegetal)
- 250g de mandioca (aipim ou macaxeira) cozida e amassada até virar purê, sem fibras
- 300g de farinha de arroz de boa qualidade
- 1 unidade de ovo levemente batido
- Fubá (sem glúten) a gosto para empanar
Para o Recheio Saboroso
- 1 unidade de peito de frango desossado cozido e desfiado
- Salsinha fresca picada a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Modo de Preparo da sua Coxinha de Mandioca Sem Glúten
Preparando a Massa
- Em uma panela grande e de fundo grosso, derreta 1 colher de sopa da margarina light em fogo médio. Adicione o alho picado e doure-o levemente, liberando seu aroma.
- Acrescente o leite, o restante da margarina e o tablete de caldo de frango. Mexa bem para dissolver o caldo e espere a mistura aquecer até começar a borbulhar nas laterais.
- Quando estiver quente, adicione o purê de mandioca e misture bem. Em seguida, incorpore a farinha de arroz de uma vez, mexendo vigorosamente com uma colher de pau. Continue mexendo até que a massa desgrude do fundo da panela, formando uma bola homogênea e consistente.
- Retire a panela do fogo e, por último, adicione o ovo levemente batido à massa. Misture rapidamente até que o ovo seja completamente incorporado.
- Transfira a massa para uma superfície limpa e levemente untada. Deixe-a esfriar um pouco, o suficiente para conseguir manuseá-la sem queimar as mãos. Sove a massa energicamente por alguns minutos, até que fique lisa e elástica. Esta etapa é crucial para a textura da sua Coxinha de Mandioca Sem Glúten.

Preparando o Recheio
- Em um recipiente, misture o frango desfiado suculento com a salsinha picada. Se desejar, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
Montagem e Finalização
- Com a massa já morna, pegue pequenas porções e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque uma porção do recheio de frango no centro.
- Feche a massa cuidadosamente, modelando no formato tradicional de coxinha. Certifique-se de que o recheio esteja bem vedado para não vazar durante o cozimento.
- Para empanar, passe rapidamente cada Coxinha de Mandioca Sem Glúten em um pouco de água (ou no restante do ovo batido, se sobrou), e em seguida no fubá sem glúten, cobrindo-a completamente.
- Frite em óleo quente até dourar, ou asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20-30 minutos, virando na metade do tempo, até ficarem crocantes e douradas. Ambas as opções resultam em uma coxinha deliciosa!
- Dica do Chef: A versátil massa desta coxinha pode ser utilizada para criar outros salgadinhos sem glúten, como risoles ou bolinhos de queijo. Que tal experimentar também um delicioso Bolinha de Queijo sem Glúten ou um clássico Risole de Carne Moída?
Sugestões de Outras Receitas Relacionadas
Se você amou esta Coxinha de Mandioca Sem Glúten, confira outras delícias que preparamos para você:
- Mini Pizza de Tapioca: Uma opção rápida e sem glúten para lanches e aperitivos.
- Pão de Queijo de Mandioca: Outra forma deliciosa de usar a mandioca em receitas sem glúten.
- Bolinho de Banana Fit Assado: Para um lanche mais doce e saudável, também livre de glúten.



