Um ponto importante a ser entendido na hora de você preparar sua receita com polvo, é que, em geral, ele é cozido antes de se tornar a estrela de uma receita. E para você acertar tudo na hora de fazer o polvo, selecionamos um vídeo da Ana Maria Braga, que mostra exatamente como é o pré-preparo deste molusco, sem erros e sem mistério:
Polvo na pressão sem mistério
Uma dica bem legal do chef Kaywa Hilton, do Boia Restaurante, em Salvador, é a forma simples que você faz para verificar se o polvo está cozido corretamente: “A melhor forma de saber se o polvo está no ponto perfeito de cozimento é espetando com um palito de dente a parte mais grossa do tentáculo. Se o palito entrar sem afundar o polvo, verificamos que está no ponto de cozimento perfeito”.
E agora que você entendeu como começar sua receita, vamos às finalizações e aperfeiçoamentos que vão dar um toque de alta gastronomia para sua Páscoa. Veja 4 receitas que vão te ensinar como fazer polvo e elevar seu patamar na cozinha:
1. Carppaccio de polvo marinado no tucupi
O tradicional carpaccio feito com polvo cozido se junta a um ingrediente bem brasileiro, cítrico, originário da região Norte, que vem se popularizando por todo o país: o tucupi. Quem ensina o passo a passo do prato é a chef Ana Bueno, que comanda o famoso Banana da Terra, em Paraty, no interior do Rio de Janeiro.
2. Salada morna de polvo
Simplicidade e sofisticação podem ser o nome desta receita ensinada pelo chef Fernando Pavan, da rede Nannai Hotéis, com unidades em Fernando de Noronha e Muro Alto, em Pernambuco. Aqui, ele combina o polvo cozido com tomate-cereja, molho de soja, vinagre de arroz, molho de pimenta e coentro, provocando uma explosão de sabores. Ideal para degustar com pães e torradinhas na entrada.
3. Polvo grelhado na manteiga de chimichurri
A criação de Hugo Sousa, chef do Grand Hyatt Hotel no Rio de Janeiro, vai além do polvo, fazendo uma imersão na combinação de acompanhamentos que são servidos junto com o fruto do mar. A manteiga de chimichurri de produção artesanal é só mais um detalhe do prato, que ainda vem servido com batatas, brócolis, molho romesco de caqui e alioli de alho negro.
4. Polvo na brasa com batata-doce ao murro e béarnaise
Nesta combinação incrível, o polvo cozido vai ao braseiro forte para ganhar aquele toque defumado que arrasta multidões. Nos acompanhamento, a batata-doce, o molho bérnaise, e a gremolata de limão-siciliano com ervas é servida para deixar o prato ainda mais incrível. Quem assina a receita é o chef Kaywa Hilton, do Boia Restaurante, localizado em salvador. Experimente!



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2025/s/U/uuEbuKRtCsvJ6oPrO0JA/como-fazer-polvo-para-a-pascoa-chefs-especialistas-dividem-segredos-de-suas-receitas-de-sucesso.jpg?ssl=1)