Digão Ribeiro Ensina os Segredos para Fazer o Bolinho de Bacalhau Perfeito para sua Páscoa

Prepare-se para descobrir os verdadeiros segredos de um clássico da culinária portuguesa! Digão Ribeiro ensina os segredos para fazer o bolinho de bacalhau perfeito, ideal para encantar a família, especialmente as crianças, nesta Páscoa. Esta receita garante bolinhos crocantes por fora e macios por dentro, um verdadeiro convite ao sabor.

Ingredientes
- 750 gramas de batata-inglesa
- 600 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado (para mais dicas sobre o bacalhau, confira os benefícios nutricionais do bacalhau)
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 ovo grande
- Salsinha picada a gosto
- Cebolinha picada a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Farinha de trigo a gosto para enrolar os bolinhos
- Óleo vegetal o quanto baste para fritar

Modo de Preparo
- Em uma panela grande, cozinhe as batatas-inglesas com casca em água fervente com um pouco de sal. Deixe em fogo médio até que fiquem bem macias, a ponto de um garfo entrar e sair com facilidade. Este é o primeiro segredo para a base do seu bolinho de bacalhau perfeito!
- Escorra bem as batatas cozidas e transfira-as para um bowl. Descarte a casca.
- Amasse as batatas ainda quentes até obter um purê liso e homogêneo. Reserve.
- Adicione ao purê de batatas o bacalhau bem desfiado, a colher de farinha de trigo e o ovo.
- Misture todos os ingredientes vigorosamente. Digão Ribeiro recomenda misturar bem para que o bacalhau se incorpore perfeitamente à massa.
- Acrescente a salsinha e a cebolinha picadas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, ajustando o sabor conforme sua preferência.
- Misture novamente muito bem, garantindo que o bacalhau fique ainda mais desfiado e a massa completamente uniforme. Essa etapa é crucial para a textura do bolinho de bacalhau do Digão Ribeiro.
- Com as mãos levemente enfarinhadas, pegue porções da massa e enrole, moldando os bolinhos no formato desejado. Você pode optar por formato de croquete ou bolinha.
- Aqueça o óleo em uma frigideira funda (ou panela) até que esteja bem quente, mas sem fumaçar. Para uma fritura por imersão perfeita, o óleo deve estar entre 170°C e 180°C.
- Frite os bolinhos de bacalhau em levas, para não superlotar a panela e baixar a temperatura do óleo, até que estejam bem dourados e crocantes.
- Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque-os sobre papel absorvente para eliminar o excesso de óleo. Sirva quente e desfrute desta maravilha que Digão Ribeiro ensina. É ou não é o bolinho de bacalhau perfeito para sua Páscoa? Bom apetite!
Sugestões de Outras Receitas Relacionadas
Para continuar aproveitando o sabor inconfundível do bacalhau, confira também estas deliciosas opções em nosso site:



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2025/Y/E/Sz8QWmSTelefl9OxmsDQ/como-fazer-o-bolinho-de-bacalhau-do-digao-viana.jpg?w=1707&resize=1707,1080&ssl=1)