Baião de Dois: Aprenda a Fazer Este Clássico para o Dia do Nordestino
O Baião de Dois é mais que um prato; é uma celebração da rica culinária nordestina, unindo sabores vibrantes em uma combinação irresistível de arroz e feijão. Perfeito para o Dia do Nordestino ou qualquer ocasião que peça um toque de alegria e tradição, este clássico é a alma da mesa brasileira. Prepare-se para recriar esta maravilha em sua própria cozinha!
Ingredientes

Para o Charque
- 400 g de charque dessalgado e cortado em cubos médios
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) de margarina
Para o Feijão
- 150 g de feijão fradinho (ou de corda)
- 1 folha de louro
- 3 xícaras (chá) da água de cozimento do charque (reservada)
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 150 g de bacon cortado em cubos médios
- 150 g de linguiça calabresa cortada em pedaços médios
- ½ cebola grande picadinha
- 3 dentes de alho picados
- ½ pimentão verde picadinho
- 1 pimenta de cheiro sem sementes picadinha
- 1 colher (sopa) de talo de coentro picadinho
- Sal a gosto
- ½ xícara (chá) da água de cozimento do feijão (reservada)
Para o Arroz
- 1 colher (sopa) de margarina
- ½ cebola grande picadinha
- 3 dentes de alho picados
- 200 g de arroz
- 1 xícara (chá) da água de cozimento do charque (reservada)
- 1 xícara (chá) da água de cozimento do feijão (reservada)
- Sal a gosto

Para Montar o Baião de Dois
- 1 colher (sopa) de margarina
- 200 g de queijo coalho cortado em cubos médios
- 250 g de tomate sem semente cortados em cubos pequenos
- Folhas de coentro e cheiro verde picados a gosto
Modo de Preparo
Charque
- Em uma panela de pressão em fogo médio, coloque 400 g de charque dessalgado e cortado em cubos médios com 1 litro de água. Tampe a panela e, assim que chiar, abaixe o fogo e conte 20 minutos.
- Após este tempo, desligue o fogo, retire a pressão e destampe a panela. Verifique se o charque está cozido. Se sim, retire a carne da panela e reserve cuidadosamente o caldo do cozimento, pois ele será usado para o feijão e o arroz.
- Numa frigideira, de preferência antiaderente, coloque 1 colher (sopa) de margarina e doure os cubos de charque cozidos. Reserve. Este passo garante um sabor extra ao seu Baião de Dois.

Feijão
- Coloque numa panela 150 g de feijão fradinho (ou de corda), 1 folha de louro e 3 xícaras (chá) da água de cozimento do charque. Cozinhe até o feijão estar ‘al dente’. Escorra o feijão e reserve o caldo do cozimento.
- Numa frigideira ou panela grande, coloque 2 colheres (sopa) de margarina, 150g de bacon cortado em cubos médios e refogue em fogo baixo até ficarem quase dourados e crocantes.
- Junte 150g de linguiça calabresa cortada em pedaços médios e continue refogando até dourar. Adicione ½ cebola grande picadinha, 3 dentes de alho picados, ½ pimentão verde picadinho, 1 pimenta de cheiro sem sementes picadinha, 1 colher (sopa) de talo de coentro picadinho e deixe refogar até tudo estar bem cozido e aromático.
- Acrescente o feijão cozido, refogue rapidamente, tempere com sal a gosto, junte ½ xícara (chá) da água de cozimento do feijão, tampe a frigideira (ou panela) e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, até o feijão estar bem temperado e macio.
Arroz
- Numa panela grande, coloque 1 colher (sopa) de margarina e refogue em fogo médio ½ cebola grande picadinha. Quando começar a ficar translúcida, adicione 3 dentes de alho picados e refogue rapidamente.
- Junte 200 g de arroz e refogue por um minuto. Acrescente 1 xícara (chá) da água de cozimento do charque, 1 xícara (chá) da água de cozimento do feijão e sal a gosto. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por mais ou menos 10 minutos ou até o arroz estar cozido e a água absorvida.
- Espere amornar um pouco e solte com um garfo.
Montagem do Baião de Dois
- Numa frigideira, de preferência antiaderente, coloque 1 colher (sopa) de margarina e doure 200g de queijo coalho cortado em cubos médios. Reserve.
- Junte ao arroz cozido o feijão temperado, os cubos de charque e de queijo coalho dourados. Misture bem todos os ingredientes na panela maior. Acenda o fogo bem baixo, tampe a panela e deixe aquecer por uns 5 minutos para que os sabores se incorporem. Se necessário, junte um pouco mais da água de cozimento do charque ou do feijão para ajustar a umidade. Esta é a etapa final para que o seu Baião de Dois fique perfeito!
- Apague o fogo, acrescente 250g de tomate sem semente cortados em cubos pequenos, folhas de coentro e cheiro verde picados a gosto. Misture delicadamente e sirva em seguida, desfrutando deste delicioso Baião de Dois: aprenda a fazer este clássico para o Dia do Nordestino e encante a todos!
Sugestões de Outras Receitas Relacionadas
Se você amou a combinação de sabores do Baião de Dois, certamente vai querer experimentar outras delícias da culinária brasileira que harmonizam muito bem com este prato ou exploram ingredientes semelhantes:
- Para mais pratos robustos com carne seca, confira nossa receita de Escondidinho de Carne Seca.
- Se você aprecia um bom feijão, não deixe de provar o clássico Feijão Tropeiro.
- E para os amantes de arroz e carne, o Arroz Carreteiro é uma excelente pedida, trazendo também um gostinho do interior do Brasil!



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2024/u/Q/r1vSH8QvG0MJdYr5HkwA/imagem1.jpg?w=1200&resize=1200,799&ssl=1)