Os principais vilões são o café, vinho tinto, refrigerantes e sucos de uva/açaí, molhos de soja e de tomate, temperos como curry e açafrão, e frutas como amora e mirtilo. Mas isso não quer dizer que você precisa parar de consumir. Porém, precisa se atentar a alguns cuidados extras.
“Não é indicada a escovação logo após o consumo de alimentos ou bebidas ácidas, como o café, devido ao risco de erosão dentária. Então, o indicado seria em enxaguar em água corrente ou pelo menos beber um pouco de água após a ingestão desses alimentos/bebidas. E após 30 minutos, realizar a higienização de forma devida”, explica a profissional.
Café é o grande vilão?
O café, inclusive, é um ponto de atenção, já que a bebida tem alto consumo no Brasil e ninguém vai abrir mão do cafezinho, apesar de não ser o que mais prejudica os dentes.
“O vinho pode ser considerado o mais prejudicial. Mas eu mesma considero o café, se considerarmos que tomamos muito mais café ao longo do dia do que consumimos vinho. Parar de consumir apenas por esse motivo, eu não indico. Mas o consumo deve ser feito com moderação”, conta Eliza.
Maçã limpa e clareia os dentes?
Alguns alimentos também são conhecidos popularmente por serem um auxílio na limpeza e clareamento dos dentes, como a maçã, mas a dentista explica que não há milagre nessa história: “A maçã é um alimento rico em fibras. O consumo desse alimento pode ajudar a remover de forma mecânica a placa bacteriana e restos de alimentos. Mas, claro, não substitui a escovação e não tem atuação no clareamento dos dentes.
E as bebidas alcoólicas? Podem prejudicar os dentes e trazer manchas?
Bebidas escuras como vinho, cerveja preta ou drinks com corantes têm um maior potencial para causar manchas. Porém, a própria presença do álcool, que é uma bebida ácida, leva a maior porosidade da superfície dentária, aumentando a chance de escurecer os dentes.
O fato é que dificilmente teremos uma dieta “perfeita” e livre de todos os alimentos e bebidas que escurecem os dentes, por isso, a dica da Eliza é uma só: moderação. “O importante é consumir com moderação. Usar canudos quando possível, escovar os dentes 30 minutos após o consumo desses alimentos e manter a limpeza profissional, feita com dentista, sempre em dia. E para aqueles pacientes que desejam ter os dentes mais claros, realizar o clareamento dentário, sempre com um dentista de sua confiança e nunca com essas receitas mágicas e produtos milagrosos da internet”.
Confira quais alimentos podem escurecer os seus dentes:
- Café
- Vinho
- Beterraba
- Açaí
- Cereja
- Amora
- Mirtilo
- Uva
- Chás
- Refrigerantes, principalmente os de cola
- Molhos vermelhos
- Vinagre balsâmico
- Curry
- Açafrão
Veja também:



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2025/J/R/IOv6pOTdW8RyvXVhmIGg/alimentos-que-escurecem-os-dentes-receitas-2-.jpg?ssl=1)