Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha: O Sabor do Brasil em Sua Mesa
Prepare-se para uma experiência gastronômica inesquecível com o nosso Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha. Este prato clássico da culinária brasileira combina a suculência da carne seca desfiada com a delicadeza e cremosidade do purê de mandioquinha, resultando em um abraço saboroso a cada garfada. Perfeito para reunir a família e aquecer os corações, o Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha é a pedida certa para um almoço especial ou jantar reconfortante.

Ingredientes para o Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha
- 500g de carne seca
- 1 kg de mandioquinha (batata baroa)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 unidade de ovo
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1 unidade de cebola grande picada
- 3 dentes de alho picado
- Pimenta-do-reino preta moída a gosto
- 1 colher (chá) de sal (para cozinhar a mandioquinha)
- 1 xícara (chá) de parmesão ralado grosso

Modo de Preparo do Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha
- Comece preparando a carne seca: é essencial dessalgar a carne seca. Deixe-a de molho em água, trocando o líquido a cada 2 horas, por no mínimo 12 horas ou até 24 horas. Se preferir um método mais rápido, afervente a carne seca em água por 2 minutos, descarte a água e repita o processo 3 a 4 vezes, o que também ajuda a eliminar o excesso de gordura.
- Após dessalgada, pique a carne seca em cubos pequenos.
- Em uma panela de pressão, refogue 1 dente de alho e 1/4 da cebola picada em um fio de óleo. Adicione a carne seca picada e tempere com um pouco de pimenta-do-reino moída. Refogue bem.
- Cubra a carne com água, tampe a panela de pressão e, assim que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos.
- Enquanto a carne cozinha, descasque e corte a mandioquinha em pedaços. Cozinhe-a em água com 1 colher (chá) de sal até que fique bem macia, no ponto ideal para purê.
- Escorra a mandioquinha cozida, adicione a manteiga e o leite fervendo. Amasse bem com um garfo ou espremedor. Incorpore o ovo rapidamente, misturando vigorosamente para que cozinhe com o calor do purê sem talhar. Reserve.
- Passados os 30 minutos, retire a carne da panela de pressão (reserve o caldo). Desfie a carne – você pode usar um processador para agilizar, pulsando brevemente, ou desfiar com garfos.
- Na mesma panela (ou em outra), refogue o restante da cebola e do alho picados. Acrescente a carne desfiada e 2 colheres (sopa) do caldo reservado da cocção para umedecer. Misture bem, adicione a salsinha picada e desligue o fogo.
- Montagem do Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha: Em uma travessa refratária, espalhe cerca de 30% do purê de mandioquinha no fundo. Por cima, distribua a carne seca desfiada. Se a carne parecer seca, regue com mais um pouco do caldo. Cubra com o restante do purê, espalhando uniformemente. Salpique o parmesão ralado grosso.
- Leve ao forno alto e pré-aquecido (cerca de 200°C) para gratinar por aproximadamente 20 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e dourado. Sirva seu delicioso Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha bem quentinho!
Sugestões de Outras Receitas Relacionadas
Se você amou o sabor autêntico do nosso Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha, confira também estas opções que combinam com o seu paladar:



