Ossobuco: O Clássico Ensopado Italiano que Derrete na Boca
O Ossobuco é mais do que um prato; é uma experiência gastronômica que celebra a lentidão e o sabor. Este ensopado italiano, com sua carne de vitela ou bovina tenra e o delicioso tutano no centro do osso, é perfeito para aquecer a alma e encantar o paladar. Prepare-se para um cozido rico, aromático e incrivelmente saboroso que se desfaz na boca.

Ingredientes
- 1 kg de ossobuco bovino (corte de perna, com osso e tutano)
- 6 unidades de tomate sem pele, sem sementes e picado
- 2 unidades de cebola picada
- 2 unidades de cenoura picada
- 2 dentes de alho picados
- 150 ml de vinho tinto seco
- 250 ml de caldo de carne natural (caseiro, se possível)
- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- Tomilho fresco a gosto
- Pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
- Sal a gosto

Modo de Preparo
- Em uma panela funda e de fundo grosso, aqueça metade do azeite em fogo médio-alto. Tempere os pedaços de Ossobuco com sal e pimenta. Doure muito bem o ossobuco de todos os lados até obter uma crosta caramelizada, o que intensifica o sabor do prato através da reação de Maillard. Retire a carne e reserve.
- Na mesma panela, adicione o restante do azeite. Reduza o fogo para médio e adicione o alho e a cebola picados, refogando até ficarem levemente dourados e aromáticos.
- Acrescente a cenoura e refogue por mais alguns minutos. Em seguida, adicione o tomate picado e o vinho tinto seco. Deixe o vinho evaporar um pouco, raspando o fundo da panela para soltar os sabores caramelizados.
- Incorpore o caldo de carne natural e misture bem. Retorne os pedaços de ossobuco à panela, garantindo que fiquem submersos ou bem cobertos pelo refogado.
- Tampe a panela bem e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente uma hora e meia. A cocção lenta é essencial para que a carne do ossobuco fique extremamente macia e se desfaça. Verifique periodicamente e, se necessário, adicione um pouco de água ou mais caldo para manter a umidade.
- Após o tempo de cozimento, a carne estará tenra e o molho espesso. Ajuste o tempero com sal, pimenta-do-reino e adicione o tomilho fresco. Misture delicadamente.
- Sirva o ossobuco imediatamente com o seu acompanhamento preferido. Arroz branco, purê de batatas ou um risoto milanês são opções clássicas que harmonizam perfeitamente com este delicioso prato.
Sugestões de Outras Receitas Relacionadas
Se você amou a riqueza e o conforto do Ossobuco, certamente vai adorar explorar outras receitas de carnes ensopadas e cozidos que são igualmente saborosas e reconfortantes. Experimente:



