Eu sei, eu sei. Os puristas vão dizer: “Mas Tropeiro é com feijão!”. Mas fiquem comigo por um segundo.
Instruções
- Doure o Frango (Regra de Ouro): Aqueça uma panela grande ou Wok em fogo alto com um fio de azeite. Coloque os cubos de frango marinados.
Dica: Não mexa imediatamente! Espalhe o frango e deixe dourar bem de um lado para criar aquela crostinha de sabor. Só depois vá virando. Quando estiver cozido e dourado, retire da panela e reserve numa tigela à parte.
- A Base Aromática: Na mesma panela (não lave! aquele “queimadinho” do frango é puro sabor), adicione mais um fio de azeite se necessário e refogue a cebola picada até ficar transparente e perfumada.
- Ovos Mexidos: Adicione os ovos batidos à panela com a cebola. Tempere com uma pitada de sal. Mexa vigorosamente. Queremos ovos mexidos cozidos uniformemente, mas ainda úmidos.
- Entre com o Verde: Quando os ovos estiverem quase no ponto (ainda levemente brilhantes, antes de secarem totalmente), jogue a couve em tirinhas. Misture rápido. O calor dos ovos vai murchar a couve na medida certa.
- A Grande Mistura: Devolva o frango reservado à panela e adicione o grão-de-bico cozido (escorrido). Misture tudo com carinho para integrar os sabores.
- O Toque Final (A Farinha): Finalize adicionando a farinha de milho (ou amêndoas) e corrija o sal. Incorpore tudo muito bem por mais um minuto. A farinha vai absorver a umidade residual e “abraçar” os ingredientes.
- Servir: Sirva imediatamente, enquanto está quente e úmido!
Ingredientes
- 4 xícaras (de chá) de grão-de-bico cozido cozinhei na pressão até amolecer – não muito – apenas com sal e 1 folha de louro
- 1/2 und de peito de frango cortado em cubos e temperado deixe pelo menos 30 minutos na geladeira no limão/vinagre + sal + pimenta
- 4 folhas de couve lavada e cortada em tirinhas finas
- 3 und de ovos
- ½ xícara (de chá) de farinha de milho ou amêndoas
- 1/2 und cebola picada
- 1 fio de Azeite para refogar
- QB de Sal a gosto



