Você escolhe a geleia certa? Nutricionista ensina a identificar as mais saudáveis

Você escolhe a geleia certa? Nutricionista ensina a identificar as mais saudáveis


O que observar no rótulo ao comprar geleias de frutas

  • O primeiro ponto é ver se a fruta aparece como ingrediente principal, ou seja, listada antes do açúcar, preferencialmente como primeiro ingrediente. Pela legislação brasileira, para que um produto seja classificado como geleia, deve conter no mínimo 35% de fruta, seja na forma de polpa ou suco.
  • Também é importante observar o teor de açúcares na tabela nutricional e se há menção à adição de conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais.
  • Quanto mais curta e simples for a lista de ingredientes, mais próximo o alimento estará da sua forma tradicional de preparo.
  • Observe a porção sugerida para que faça parte da sua rotina alimentar de forma saudável.

Que ingredientes evitar em geleias

Deve-se evitar geleias que tragam em sua formulação excesso de açúcares, como xarope de glicose, maltodextrina, adoçantes artificiais e aromatizantes. Esses ingredientes tornam o produto mais ultraprocessado e distante da proposta de conservar o sabor natural da fruta. Além disso, versões “zero açúcar” com edulcorantes podem não ser uma boa alternativa para todos, já que estimulam o paladar excessivamente doce, contribuindo para a manutenção de um padrão alimentar pouco saudável.

Existem benefícios da geleia para a saúde?

Embora a geleia seja rica em açúcares simples e deva ser consumida com moderação, há alguns potenciais benefícios. Quando elaborada com alta concentração de fruta, pode preservar compostos bioativos como polifenóis e carotenoides, conhecidos por sua ação antioxidante. Além do aspecto nutricional, a geleia também cumpre um papel cultural importante: remete à tradição de conservar alimentos e aproveitar a safra, prática que valoriza a memória alimentar.

Como a geleia pode ser inserida em uma alimentação saudável?

A chave está na moderação e no contexto alimentar. Vale a pena tentar algumas estratégias práticas, como combinar pequenas porções de geleia com fontes de proteína ( iogurte natural, queijos brancos ou pão integral com cottage), o que reduz o impacto glicêmico com as fibras e proteínas. Preferir versões artesanais ou caseiras, que costumam ter mais fruta e menos aditivos.

Veja também:



Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário