Temperos: veja diferenças entre ervas, especiarias e condimentos
- Ervas: folhas das plantas que podem ser utilizadas como tempero; trazem frescor e cor aos pratos. Exemplos de ervas: manjericão, tomilho, salsa e alecrim.
- Especiarias: são as sementes, cascas, raízes e talos das plantas, como canela, cravo, páprica, pimenta-do-reino, anis, açafrão e cardamomo.
- Condimentos: mistura de ingredientes, pode ser líquida ou em pó; uma outra definição é a mistura de especiarias e ervas. Eles adicionam um sabor complementar às receitas. Entre os mais populares, estão ketchup, molho de mostarda e shoyu.
- Um condimento que deixa carnes ainda mais gostosas é o chimichurri. Para você fazer em casa, misture sal, alho em pó, pimenta calabresa seca, orégano, louro em pó, sal seca, vinagre de vinho branco e azeite. Por ter ingredientes líquidos, além do sabor, também confere umidade ao prato.
- Coloque tudo em um pote, tampe e deixe na geladeira. Ele dura um mês em refrigeração.
- Também para fazer o curry em casa, com ingredientes moídos ou em pó: misture gengibre, canela, cominho, pimenta vermelha, cravo, erva-doce, coentro e cúrcuma. Em um pote com tampa, a validade é de 12 meses.
- O curry, com sua combinação de ingrediente, tem sabor marcante, acentuado.
- Para guardar seus temperos em pó, você pode reutilizar potes de vidro com tampa.
- Para armazenar, deixe dentro de um armário e longe do fogão, pois o calor pode prejudicar a cor e o aroma do tempero.
Veja também: