SP Gastronomia 2024: veja 5 chefs queridinhos do Receitas que estarão no evento

SP Gastronomia 2024: veja 5 chefs queridinhos do Receitas que estarão no evento


Quem estiver no evento, que ocorre em São Paulo, poderá saborear pratos criados por Jefferson Rueda, da premiada A Casa do Porco, pela chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, por Mari Sciotti, à frente do badalado restaurante vegetariano Quincho, e muito mais. Veja a lista completa com 5 chefs queridinhos do Receitas que estarão no SP Gastronomia e programe-se!

1) Jefferson Rueda

O chef Jefferson Rueda — Foto: Globo

Jefferson Rueda comanda A Casa do Porco, que completará 10 anos em 2025. O restaurante já foi premiado no Brasil e no mundo diversas vezes. Só para se ter uma ideia, ele já foi eleito o quarto melhor da América Latina, foi apontado como o melhor do Brasil e da América Latina pelo guia gastronômico francês La Liste, e, em 2024 passou a ocupar a 27ª posição do famoso ranking The World’s 50 Best Restaurants – que lista anualmente os 50 melhores restaurantes do mundo.

Dentre as delícias que o chef Jefferson Rueda já ensinou a fazer no Receitas, temos o arroz de porco caipira, porco San Zé assado e torresmo de pancetta com goiabada – prato que estará no meu do SP Gastronomia.

Além do torresmo, o cardápio da Casa do Porco terá a porcopoca, pururuquinhas de porco, sal e muitas especiarias, o hot pork, sanduíche com salsicha 100% porco caipira, pão de leite, maionese de limão, ketchup de tomate e maçã, mostarda da casa e picles de cebola-roxa com pepino, e o not pork, sanduíche vegetariano feito com salsicha à base de cogumelos e tofu.

2) Morena Leite

A chef Morena Leite — Foto: Globo

A chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, é apaixonada por ingredientes e sabores brasileiros, e gosta de explorar bem essa mistura. É o caso do peixe assado na folha de bananeira e do brigadeiro de capim-santo, um doce feito com leite condensado, leite e capim-santo (erva bastante aromática). A sobremesa, inclusive, faz parte do cardápio do que o restaurante vai oferecer no SP Gastronomia. O menu ainda traz ceviche de peixe e coco, kafta de costela na cana-de-açúcar, brownie de capim-santo com abacaxi, dentre outras receitas.

Entre os prêmios que a chef já recebeu, estão o de Melhor Chef de Comida Brasileira (2011) e Melhor Restaurante de Cozinha Brasileira (2019), ambos da revista Go Where.

3) Rodrigo Oliveira

O chef Rodrigo Oliveira — Foto: Globo

Rodrigo Oliveira é um dos chefs mais consagrados do Brasil, já foi premiado internacionalmente – com direito a prêmio Michelin – e popularizou a comida sertaneja nordestina no restaurante Mocotó, fundado pelo pai do chef, José Almeida, em 1973 e que funcionava como uma casa do Norte. Hoje em dia, o ambiente traz a típica culinária sertaneja com a inovação proposta por Rodrigo Oliveira.

O chef é criador do dadinho de tapioca, petisco que faz sucesso em todos os cantos do país e que estará no SP Gastronomia.

4) Mari Sciotti

A chef Mari Sciotti — Foto: Reprodução/Instagram

A chef Mari Sciotti, que já ensinou no Receitas como congelar espinafre e outras folhas, é idealizadora do Quincho, eleito o melhor restaurante vegetariano de São Paulo por mais de uma vez. Lá, os clientes encontram menu executivo, opções para dividir, petiscos, pratos principais e sobremesas. No menu, por exemplo, tem acarajé com vatapá vegano, batata bolinha em conserva agridoce, comidas com cogumelos e canjiquinha cremosa com milho crioulo, com queijo, ora-pro-nóbis, milho-verde e ovo.

Essa canjiquinha terá uma versão diferente no SP Gastronomia 2024: a chef vai servir a canjiquinha cremosa de milho crioulo com milho-verde tostado, ora-pro-nóbis e queijo tulha. Quem estiver no evento ainda vai poder degustar bao de cogumelo e bolovo sem carne e feito com massa de palmito pupunha, ovo caipira orgânico com gema cremosa e molho.

5) Renzo Garibaldi

O chef Renzo Garibaldi — Foto: Camilla Maia/Globo

O chef Renzo Garibaldi já deu um workshop no Super Chef Celebridades, ensinando os participantes a preparar um menu completo usando basicamente os mesmos ingredientes com técnicas inovadoras. Ademais, ele marcou presença na primeira edição do Mestre do Sabor para falar sobre maturação das carnes.

O chef peruano é fascinado por carne e churrasco, e é uma das revelações na arte de assar. Atualmente, ele está à frente do Osso Carnicería y Salumería. O restaurante já foi aclamado com os prêmios de melhor carne, nos anos de 2023 e 2024, respectivamente.

Não vai faltar choripan, com linguiça artesanal, pão artesanal e chimichurri, hambúrguer Osso e arroz de tutano no cardápio criado para o SP Gastronomia.

A segunda edição do SP Gastronomia vai ocorrer dos dias 1 a 3 e 8 a 10 de novembro no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O evento trará restaurantes icônicos, aulas com grandes chefs, a presença de produtores regionais e muita música todos os dias.



Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário