Shakshuka
- Tempo de Preparação45 min
- Tempo de Cozedura20 min
- Tempo Total1 hr 5 min
- Quantidade4-6 pessoas
Ingredientes
Para o molho de tomate e abóbora:
- 2 cebolas médias
- 1 cabeça de alho
- 1 kg de tomate
- 250 g de abóbora Hokaido (ou manteiga)
- Sal marinho a gosto
- Pimenta preta a gosto
- 1 fio generoso de azeite virgem
Para a shakshuka
- 1 cebola pequena
- 250 g de cogumelos à escolha (ou sobras de carne cozinhadas e desfiadas)
- 150 g de batata doce (ou abóbora, cenoura, batata normal)
- 1 fio de azeite virgem q.b.
- 750 ml de molho de tomate e abóbora (ou molho de tomate)
- 50-100 ml de caldo de legumes ou de água (se necessário)
- 1 colher de chá de paprika fumada
- 1 c. café cominhos (omita se não gostar)
- Sal marinho a gosto
- Pimenta-preta a gosto
- 4 ovos
- Salsa picada (opcional para decorar)
- 1 c. chá de sumac (para decorar)
- pão torrado q.b (para servir)
- Opcional – pode juntar até 100g de qualquer leguminosa cozida (feijão, grão, lentilhas, etc.)
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de forno. Descasque a cebola e corte em quartos, corte o topo da cabeça do alho até se ver o interior dos dentes, corte o tomate em quartos, retire as sementes da abóbora e corte em pedaços médios (eu não costumo descascar esta variedade, se utilizar uma de casca mais dura descasque).
Espalhe os vegetais no tabuleiro, regue com um fio generoso de azeite, pitada de sal e pimenta a gosto. Asse durante 40-60 min no forno, até a abóbora estar tenra e o alho estar assado e cremoso. Transfira todos os legumes e seus sucos para uma taça grande, esprema o alho e descarte a casca. Triture grosseiramente com a varinha mágica, prove, ajuste os temperos e adicione água caso necessário. Reserve.
Pique agora a cebola para a shakshuka, corte os cogumelos em fatias finas, descasque a batata-doce e corte-a em cubos pequenos. Reserve.
Numa frigideira em lume alto, coloque um fio de azeite e, assim que estiver quente, salteie a cebola até translúcida. De seguida, adicione os cogumelos e salteie-os até ficarem tenros e tostados. Junte o molho, a batata doce, as especiarias, tempere com sal e pimenta a gosto e envolva. Tape e deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos em lume brando, mexendo ocasionalmente. Se notar que está a ficar sem molho, acrescente caldo de legumes/água.
Assim que a batata estiver macia, prove e ajuste os temperos. Por último adicione os ovos por cima, tape durante 5 minutos para os escalfar. Retire do lume, adicione a salsa e o sumac e sirva com pão torrado.
Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Se pretender congelar a shakshuka (sem os ovos) ou o molho poderá fazê-lo. Depois basta deixar descongelar à temperatura ambiente e aquecer num tacho ou micro-ondas até levantar fervura.



