Por que ficamos felizes quando comemos chocolate? Entenda sensação causada pelo cacau

Por que ficamos felizes quando comemos chocolate? Entenda sensação causada pelo cacau

O Gabriel Domingos, médico psiquiatra do Hospital Nipo-Brasileiro (HNipo), localizado em São Paulo, explica: “O prazer que experimentamos ao saborear o chocolate está intrinsecamente ligado a um circuito de recompensa no nosso cérebro. Frequentemente, recorremos a esse doce como um estímulo positivo para celebrar pequenas conquistas diárias ou como uma forma de recompensar nossos esforços.”

“À medida que nos entregamos a essa sensação prazerosa, podemos acabar desenvolvendo uma dependência, embora essa dependência traga consigo alegria e tranquilidade. Culturalmente, estamos acostumados a nos reunir em ocasiões especiais, como aniversários ou festas, e consumir alimentos ricos em gordura e açúcar como parte dessas celebrações. Isso ocorre devido à sensação de bem-estar que esses alimentos proporcionam”, complementa o especialista.

Vale lembrar que, somente no Brasil, são consumidas 230 mil toneladas do cacau anualmente para produzir 805 mil toneladas de chocolate, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Ainda segundo a associação, os responsáveis pelo maior fornecimento são o Pará e Bahia, que alimentam a indústria com quase 190 mil toneladas, o que simboliza 95% da produção nacional. O restante vem do exterior e estados como Espírito Santo, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Roraima, Amapá, São Paulo, Ceará, Sergipe, e Tocantins, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária.

O Brasil é o sexto maior produtor de cacau no planeta, conforme diz a Organização Internacional do Cacau (International Cocoa Organization – ICCO). Porém, quando o assunto é consumo de chocolate, o Brasil ocupa a 44ª posição no ranking mundial, com 3,9 quilos anuais por habitante, menos da metade dos líderes Estônia, Alemanha e Suíça, com 9, 8 e 7,9 quilos respectivamente.

Cacau — Foto: Reprodução/Unsplash

Cuidado com o consumo excessivo de chocolate

Cuidado com o consumo excessivo de chocolate. O chocolate a partir de 50% é uma boa opção — Foto: Reprodução da internet

Mas é necessário tomarmos alguns cuidados para não exagerar. O consumo excessivo de chocolate pode ser negativo, já que o alimento pode conter muito açúcar e gordura. Muito açúcar, por exemplo, pode aumentar os níveis de colesterol e aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.

E para quem não consegue abrir mão do doce, o dr. Gabriel Domingos ensina algumas dicas: “O ideal é consumir chocolates de boa qualidade, com baixo teor de gordura e açúcares e alto teor de fenol. Outra ideia são os nibs de cacau (pedaços de cacau, depois de torrados e descascados, que são menos processados e podem ser comprados em zonas cerealistas e lojas de produtos naturais), que contêm as mesmas substâncias do cacau dos chocolates e liberam a mesma sensação de bem-estar de uma forma mais saudável”.

Para escolher um bom chocolate, Fernanda Marques, nutricionista esportiva e funcional, aconselha que se observe atentamente a embalagem para verificar a quantidade de açúcar, gordura e todos os ingredientes do chocolate.

Ademais, ela sugere o seguinte:

“Os chocolates acima de 50% já são uma boa alternativa. Acima de 70%, melhor ainda.”

Veja receitas deliciosas com cacau:

Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário