A chef Luiza Sabino explica que existem diferentes tipos e preparos de mole, existindo receitas com mais de 90 ingredientes e que levam dois dias de preparo. Em participação no The Taste Brasil, ela apresenta quatro diferentes versões desse preparo. Confira:
Mole verde
Esse mole traz uma textura e sabores mais leves, porém oxida com muita facilidade.
Mole amarillo, ou amarelo
É feito com um chilli específico mas, para trazer raízes brasileiras, a chef Luiza Sabina usa dendê para fazer a preparação, por isso a coloração amarelada.
Mole de novia, ou “da noiva”
Com uma coloração branca, esse mole é normalmente servido em casamentos. Nesse preparo temos uma quantidade maior de ingredientes e sabores mais complexos. A chef Luiza conta que, nessa receita, é sentirmos um leve gosto destilado, já que um dos ingredientes é o pulque, bebida típica mexicana feita com agave. Para trazer raízes brasileiras, a chef utiliza a cachaça nesse preparo em seu restaurante, o Metzi, que fica em São Paulo.
Mole almendrado, ou de amêndoas
Essa versão é feita com diferentes tipos de castanhas e amêndoas, sendo mais gorduroso que as outras opções.
Mole mexicano — Foto: Receitas
Mole mexicano — Foto: Receitas
Para a chef, o mole pode ser servido com diferentes opções de proteína, porém é importante estar atento, já que cada versão de mole combina mais com certos tipos de proteína do que outros. Aí está mais um desafio do preparo desse clássico mexicano.
A chef Luana Sabino se autointitula “a parte brasileira” do restaurante Metzi, focado nos sabores mexicanos. Ela comanda o local em parceria com o chef Eduardo Ortiz, nascido no México. O Metzi já foi eleito um dos melhores restaurantes da América Latina.
Que tal descobrir e se aventurar no preparo de outros pratos típicos mexicanos? Veja mais receitas aqui!