- Em uma panela de pressão coloque 1 fio generoso de azeite de oliva e cerca de 1 colher de café de sal. Deixe aquecer.
- Coloque os pedaços de costela e deixe selar por alguns minutos.
- Acrescente cerca de 2 copos americanos de água e tampe a panela. Assim que abrir fervura, deixe cozinhar por 30 minutos e desligue o fogo.
- Aguarde que a panela perca a pressão, abra, escorra a costela e aguarde até que chegue a uma temperatura suportável para o toque das mãos.
- Desfie então, manualmente toda a costela, descartando os ossos.
- Em uma panela com o fogo baixo, comece refogando a cebola com azeite até ficar levemente dourada.
- Acrescente então o alho picadinho, misture bem e deixe até que ambos estejam bem dourados.
- Coloque cerca de 1/2 colher de café de sal, 1/2 colher de café de pimenta-do-reino, misture com os outros temperos e já coloque toda a costela desfiada.
- Acrescente 1/2 copo americano de água, misture tudo muito bem e tampe a panela. Deixe refogar até que a água seque quase que completamente.
- Adicione os pimentões amarelo e vermelho, misture tudo e tampe novamente a panela para que continue refogando até que a água esteja completamente seca, cerca de 2 minutos são suficientes.
- Desligue o fogo e reserve.
- Amasse agora toda a mandioca com a ajuda de um garfo.
Dica: A mandioca fica mais fácil de ser amassada quando está quente, assim, caso a sua já tenha esfriado, você pode leva-la ao micro-ondas para reaquecer e facilitar o seu trabalho.
- Quebre o ovo sobre a mandioca amassada e com as mãos, sove bem a mistura até virar uma massa.
- Despeje a costela refogada sobre a massa de mandioca e sove tudo junto até que fique tudo muito bem incorporado.
- Vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo e sovando até alcançar o ponto em que a massa comece a soltar levemente da vasilha e a grudar menos nas mãos, mas sem deixar que ela fique muito dura. A quantidade de farinha é somente o necessário para alcançar o ponto, reserve o restante.
- Modele os bolinhos redondinhos com as mãos, usando uma colher de sopa bem cheia como medida para padronizar o tamanho. Desta forma, todos ficam iguais.
Dica: Unte as mãos com um pouquinho de óleo ou azeite para facilitar e agilizar a moldagem.
- Faça uma pequena cavidade em cada bolinho de costela com seu dedo e encaixe um cubo de queijo mussarela dentro dela. Volte a modelar no formato de bolinha. Veja um exemplo na foto abaixo:
Como empanar o Bolinho de Costela:
- Coloque em um prato, o restante da farinha de trigo que sobrou da massa dos bolinhos.
- Em um segundo prato fundo, quebre os 2 ovos que restaram e bata bem.
- Em outra vasilha de fundo reto (que pode ser uma assadeira), despeje a farinha Panko.
- Passe cada um dos bolinhos pelos 3 seguindo a sequência: 1º na farinha de trigo, 2º nos ovos e 3º na farinha Panko. Sempre cuidando para que fiquem completamente empanados.
- Despeje o óleo de soja em uma panela média e coloque para esquentar em fogo médio. O óleo não pode estar frio e nem fervendo, a temperatura ideal é de 170-180ºC.
Dica: Caso você não tenha um termômetro culinário para medir a temperatura, experimente utilizar uma colher de pau. Se quando você a mergulhar no óleo, ele começar a borbulhar em volta dela (como se estivesse fritando), a temperatura está perfeita.
- Coloque os bolinhos para fritar aos poucos, em grupos de 3 ou 4 unidades, por exemplo, para que o óleo não esfrie de repente e eles acabem ficando enxarcados.
Prontinho! Saboreie quente.