“É o carro dos churros passando na sua rua”… essa frase faz parte da infância de muitas pessoas. E a gente saia pulando de felicidade pra garantir um docinho. De origem espanhola e portuguesa, os churros entregam uma massa amanteigada, com um toque de canela. Eles podem ser recheados ou não. Nessa seleção, você confere diversas variações do clássico. Escolha a sua preferida e faça em casa.
Churros tem sabor de infância! Nessa receita, você aprende a preparar uma massa amanteigada, que fica crocante por fora e sequinha por dentro. Recheamos com doce de leite. Rende cerca de 20 churros pequenas.
Não faz bagunça na cozinha, não espirra óleo e ainda fica sequinho e crocante. Ao colocar os churros na air fryer, não os deixe amontoados e fique de olho no tempo indicado na receita. Para facilitar a produção, utilize um bico de confeiteiro ou um utensílio próprio para fazer churros.
Doce de leite é o recheio mais tradicional para churros. E a gente entende o motivo! A massa amanteigada com o sabor do doce e o toque de canela em pó formam um doce muito saboroso. Confira o passo a passo.
O segredo para os churros ficarem bem crocante é aquecer o forno corretamente. Isso garante que a massa asse uniformemente. Se o seu forno tiver um grill, o resultado será melhor ainda. Confira a receita.
A receita é tão fácil que dá até para fazer com as crianças – elas vão amar moldar os churros em formatos criativos. Se quiser, adicione um pouquinho de essência de baunilha para saborizar a massa.
Para fazer essa massa de churros, você precisa apenas de ingredientes do dia a dia: trigo, leite, manteiga, açúcar, ovo e uma pitadinha de sal. Utilizamos uma batedeira para facilitar o processo de bater a massa.
É possível fazer uma massa de churros sem ingredientes de origem animal! Utilizamos água, óleo vegetal, açúcar, sal, canela em pó e farinha de trigo. Se você tiver uma margarina vegana, pode usar no lugar do óleo.
Divertido e diferenciado! Utilizamos corante alimentício para deixar a massa de churros rosa. Além do recheio de doce de leite, os churros ganham uma cobertura de chocolate branco e confeites rosa e branco. Confira o passo a passo.
Os churros trançados são ótimas opções para o café da tarde. Eles não são recheados – você pode servir o acompanhamento separadamente. Fica uma delícia com doce de leite, goiabada, brigadeiro etc.
Ao invés de farinha de trigo, utilizamos farinha de arroz para preparar essa massa de churros. A receita também não vai leite, porém utilizamos manteiga – se você quiser uma versão sem lactose, substitua-a por uma margarina de origem vegetal.
Uma receita que desperta o nosso lado criança. Se possível, deixe para fritar os churros perto da hora de servir, assim, eles não vão murchar ou perder a crostinha externa crocante. Você pode aromatizar a massa com essência de baunilha, raspas de laranja, um pouquinho de canela em pó etc.
Assim como os churros, há vários outros doces que marcaram a infância, como brigadeiro, maria-mole, pé-de-moleque, pipoca doce, paçoca etc. Confira todas essas opções, e outras, em nossa seleção de receitas de doces fáceis.

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.