“A combinação dos carboidratos de absorção rápida, lenta, muito rápida ou moderada permite a entrega da glicose de diferentes velocidades para o músculo, coração e encéfalo para geração de energia, o que auxilia na recuperação do atleta“, complementa a nutricionista Carolina Ferraro Victer da Silva, pós-graduada em Nutrição Esportiva, Emagrecimento e Saúde da Mulher,
Entre os exemplos de exercícios intensos e de longa duração estão maratona, triatlo, ironman ou e musculação por mais de 60 minutos com carga intensa. As nutricionistas Lara Natacci e Carolina Ferraro Victer da Silva explicam a seguir mais sobre o gel de carboidrato: veja do que são feitos, como consumir, contraindicações e efeitos colaterais.
Do que é feito o gel de carboidrato e como consumir
“Eles costumam ter carboidratos de rápida absorção como glicose, frutose e maltodextrina, que são transformados rapidamente em energia pelo nosso corpo. Em alguns casos, eles também podem conter eletrólitos como sódio e potássio, para auxiliar na reposição hidroeletrolítica, além da cafeína como um estimulante”, explica Lara.
O gel de carboidrato pode ser consumido tanto no pré-treino ou em algum momento durante o treino. A nutricionista relembra a importância de estar bem orientado por um profissional: “A prescrição deve sempre ser feita por um nutricionista após entender a rotina de treinos do indivíduo”.
O gel de carboidrato tem contraindicação? E efeitos colaterais?
Diabéticos e pessoas que apresentam hipoglicemia de rebote podem apresentar algum desconforto durante a utilização, por isso é importante que sempre seja orientado por um nutricionista.
Além disso em alguns casos, o gel de carboidrato pode causar desconfortos gastrointestinais como enjoo, azia e diarreia. “Uma dica para reduzir esses sintomas é tomar água após consumir o gel de carboidratos”, aconselha Carolina.
O gel de carboidrato pode engordar?
Não é somente um fator isolado que faz alguém engordar ou emagrecer, e com o consumo do gel de carboidrato não é diferente: “Engordar não depende apenas do uso do gel; é importante destacar que ele possui uma recomendação específica conforme a intensidade e a duração da atividade física”, explica Lara.
Veja também: