frito, grelhado, ensopado, ao forno e mais

frito, grelhado, ensopado, ao forno e mais

O peixe é um alimento muito saudável, rico em proteínas e vitaminas. Uma ótima opção de carne para você colocar em seu cardápio do dia a dia, bem como preparar pratos especiais. É possível fazer grelhados, assados, ensopados, patês, ceviches, tortas, saladas etc. A gente já explorou muitas opções na cozinha, brincando com os temperos e soltando a criatividade nas combinações. Confira nossas receitas.

Uma receita ótima para você aproveitar as sobras de peixe assado. O preparo do bolinho é muito fácil, com ingredientes do dia a dia. Na air fryer, ele fica sequinho, sem excesso de óleos. Sirva com seus molhos preferidos.

Uma salada colorida, festiva e muito saborosa. Utilizamos bacalhau assado, cebola, ovos de codorna, azeitonas e tomatinho. Se quiser, acrescente batata cozida e palmito. Servimos a salada gelada, porém ela também pode ser consumida quente.

O leite de tigre é um prato tradicional da culinária peruana. Um molho cítrico e picante preparado com cebola, pimentão, aparas de peixe, coentro e suco de limão. Fica uma delícia para fazer ceviche.

Uma combinação que dá muito certo na cozinha: bacalhau e batatas! Preparamos o bacalhau com um molho branco cremoso. Na travessa, colocamos uma camada de rodelas de batata, o creme e finalizamos com queijo ralado. Depois, é só levar para gratinar.

Ocasião especial, pede um prato refinado. O salmão em tiras assado no forno é finalizado com um molho de maracujá. O prato ganha um toque de doçura e acidez. Fique de olhos no detalhe para o peixe não ressecar.

Um bolinho tradicional e bem sequinho. Utilizamos cação assado e desfiado. No entanto, você pode usar o peixe que preferir, como tilápia ou bacalhau, inclusive cozido. A massa fica bem recheada sem excesso de farinha de trigo.

Um prato muito popular na culinária nordestina. O pirão é preparado com um caldo de peixe caseiro cozido lentamente para ficar bem concentrado. Também adicionamos caldo de camarão em tablete. Para engrossar o caldo, farinha de mandioca.

Essa parmegiana está entre as nossas preferidas. O filé de tilápia é empanado e frito. Na travessa, vai uma camada de molho de tomate, o peixe, mais molho de tomate e queijo mussarela. Então, é só gratinar e servir.

O salpicão mais rápido e fácil de fazer que você vai encontrar. O preparo leva menos de 20 minutos, depois, é só esperar gelar. Utilizamos atum, cenoura, uva-passa e maçã. Para trazer cremosidade, um molho de iogurte com mostarda.

É possível comer nuggets sem abrir mão de uma alimentação saudável. Nesse preparo caseiro, a massa é feita com tilápia triturada no processador e farinha de trigo para dar liga, além dos temperos. Então, é só moldar os nuggets, passar na farinha panko e levar para fritar na air fryer.

O peixe é cozido com um refogado de pimentões, tomate, cebola e pimenta-de-cheiro, além de leite de coco, que resulta em um molho muito saboroso. Depois, o prato é finalizado com ovos cozidos inteiros, resultando na combinação tradicional da peixada.

Em 15 minutos, você prepara essa sardinha na panela de pressão. É só colocar todos os ingredientes na panela e levar para cozinhar. Você pode acrescentar temperos de sua preferência, tomate e pimentões.

Um prato típico da culinária mato-grossense. A mojica é um cozido de mandioca com peixe, pimentões, tomate e temperos. O caldo fica cremoso e muito saboroso. Se quiser, adicione leite de coco.

Olha o requinte desse prato! Perfeito para servir como entrada. O ponto mais importante está em garantir que o salmão seja fatiado corretamente, sem picotes e bem fininho – confira no passo a passo da receita. Depois, é só temperar e servir.

Um cuscuz paulista caprichado na sardinha, tanto na massa quanto na decoração! O caldo precisa ficar bem temperadinho para hidratar a farinha de milho com gosto. Você pode adicionar um pouquinho de suco de limão ao refogado.

Macarronese é um prato festivo, colorido, que possibilita diversas combinações, porém não é bagunça. É preciso equilibrar os ingredientes para garantir uma harmonização de sabor e textura. Nessa receita, a sardinha ganha protagonismo sem roubar a cena dos outros acompanhamentos.

As postas de peixe são empanadas e fritas. Em seguida, são cozidas, com rodelas de cebola, tomate e pimentão, em um molho cítrico com leite de coco, limão, azeite de dendê e temperos. O escabeche pode ser servido tanto quente quanto gelado.

Um preparo simples para você consumir mais peixe em seu dia a dia. Aqui, o segredo está no tempero: tomilho, alho granulado e suco de limão. Uma combinação que garante frescor, sabor, aroma e acidez.

Para o peixe ficar bem sequinho, preparamos um mix de farinha com fubá, amido de milho e farinha de trigo. Isso garante que o filé fique protegido por uma casquinha fina e não absorva tanto óleo durante a fritura.

Um salpicão perfeito para o almoço de domingo de Páscoa. Se você segue a tradição de consumir bacalhau durante a Quaresma, é possível aproveitar as sobras do peixe para fazer essa receita. Também utilizamos cubinhos de presunto, entretanto, quem não consome, não precisa colocar.

oferecido por GloboO recheio não precisa ir ao fogo. É só colocar tudo em um recipiente e misturar. Utilizamos sardinha, tomate, milho, ervilha, azeitonas e temperos. A massa é preparada no liquidificador e fica bem levinha.

Na travessa, vai uma camada de batatas, filés de peixes bem temperadinhos, tomate e leite de coco. Com o calor do forno, o tomate vai dar uma leve derretida e os sabores vão se misturar.

O bacalhau é um dos peixes mais consumidos durante a Quaresma. Aqui, você encontra uma receita perfeita para a ocasião. Uma combinação de bacalhau, batata, ovos, cebola e azeitonas pretas. Tudo regado com um azeite de qualidade.

oferecido por GloboA empanada lembra bastante a nossa tradicional torta de sardinha. A massa fica bem fofinha e o recheio é caprichado. Na finalização, salpicamos queijo ralado, que gratina no forno, criando uma casquinha crocante.

Em menos de 30 minutos, você prepara uma travessa de macarrão cremoso com atum. O molho ganha um refogado de atum com bastante cebola, maionese e creme de leite. Finalize com queijo ralado e aproveite.

O bom de fazer temaki em casa é que você pode caprichar no recheio a gosto. O salmão será consumido cru, por isso ele deve estar bem fresquinho. O maior desafio, para quem não tem prática, é enrolar o temaki, porém ensinamos o processo de montagem passo a passo. Confira.

Você não faz ideia do aroma que esse prato exala. O molho com leite de coco fica bem suave, levemente adocicado, e harmoniza perfeitamente com o peixe. Sirva com arroz branco, legumes e uma farofinha.

Com ingredientes simples, você prepara um prato aconchegante e cheio de sabor. Temperamos o molho de tomate com sal, pimenta, folha de louro e açúcar – não fica exageradamente doce, pelo contrário, traz um gostinho de ketchup. Depois, é só misturar a sardinha e deixar apurar.

Preparamos essa moqueca com postas de cação e camarão-rosa. O prato fica bem colorido, com pimentões, tomate, cebola e cheiro-vende. O azeite de dendê faz toda a diferença no sabor. Acompanhe o passo a passo.

O peixe frito empanado vai bem tanto em uma refeição principal quanto para servir como petisco. Fizemos um empanamento simples, com farinha Panko. O preparo na air fryer, garante um peixe sequinho, além de não fazer bagunça no fogão.

Vamos fazer sushi frito! O hot roll ganha um recheio de salmão com cream cheese, gergelim e cebolinha. Confira o passo a passo para montar, enrolar e fritar. A casquinha fica bem crocante.

O ponto alto desse prato é o creme de cebola. Ele fica ácido na medida certa, com um toque de doçura e picância no sabor. Equilibra perfeitamente com o peixe. Sirva com arroz branco ou purê.

A gente ama um patê! Para servir com torradinhas, pães, rechear sanduíches, tortas geladas, canapés… entre os nossos preferidos, está o patê de atum. O preparo é muito rápido – é o tempo de ralar, picar e misturar os ingredientes, menos de 15 minutos.

Uma entradinha refrescante muito apreciada no verão. Utilizamos tilápia, cebola-roxa, milho verde, pimenta-dedo-de-moça, tomate, limão, azeite e coentro. Ajuste a quantidade de pimenta de acordo com seu paladar.

Preparamos um molho caseiro de tomate e um purê de batata cremoso. Na travessa, vai uma camada de filé de peixe, o molho, o purê e queijo ralado. Em 10 minutinhos no forno, a mussarela gratina e o prato está pronto.

Não deixe o peixe fora de sua listinha de compras! Salve essa seleção e faça seu planejamento para experimentar diferentes receitas. Um jantar refinado pede salmão ou um assado. Na Quaresma, bacalhau, ensopados e moquecas.

No dia a dia, preparos rápidos, como macarrão com sardinha, grelhados e na air fryer. Aliás, temos uma seleção de receitas de filé de peixe que traz outras opções para o dia a dia. É muito fácil trabalhar com esse corte, pois, no geral, quase não possui espinho.

Avalie esta lista de receitas:

Média: 5.0 ⭐ (1 avaliações)

Suélen Dominguês

curadoria feita com por

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.

minhas listas
instagram

Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário