O que é aceto balsâmico
Produto nobre da Itália, o aceto balsâmico possui cor marrom escura intensa, consistência densa e xaroposa, o que lhe deu o apelido de ouro preto. No nariz, destacam-se aromas complexos e penetrantes.
Em boca, é pleno, saboroso e aveludado. De forma geral, o aceto balsâmico adiciona um toque agridoce e complexidade aos pratos.
Os usos culinários são diversos e vão do condimento – para realçar o sabor de saladas, legumes, frutas frescas, queijos, carnes grelhadas – até sobremesas. Pingar algumas gotas no queijo parmesão é a porta de entrada para uma experiência gastronômica única.
É um ingrediente comum em molhos, em formato de redução, que é feita fervendo o aceto até que ele se torne ainda mais espesso e xaroposo. A redução pode ser usada em saladas, carnes e legumes assados. Aprenda abaixo a fazer redução de aceto balsâmico para servir com filé mignon.
Filé mignon ao aceto balsâmico
Por chef Kika Marder
Ingredientes
Filé mignon ao aceto balsâmico
- 2 medalhões de filé mignon
- 2 cebolas roxas cortadas em quatro
- 2 tomates cortados em quatro
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Azeite de Oliva Extravirgem Paganini quanto basta
- 70 ml de Aceto Balsâmico di Modena Paganini
- 70 ml de água
- 1 ramo de alecrim
- 50 g de manteiga
Modo de Preparo
Filé mignon ao aceto balsâmico
- 1 Numa frigideira aqueça bem um fio generoso de azeite e a manteiga. Adicione o alecrim e os medalhões de carne num canto da frigideira. Não vire a carne antes de selar bem. Sele todos os lados. Enquanto a carne sela, adicione as cebolas e os tomates no restante da frigideira e deixe tostar bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- 2 Quando a carne estiver pronta, retire e reserve. Adicione um pouco de água e o aceto balsâmico na frigideira e continue cozinhando os vegetais até apurar o molho. Quando o molho estiver apurado, volte o mignon para frigideira e misture bem para pegar o sabor.
Rendimento: 2 pessoas.