Farinha de trigo: veja qual tipo usar nas receitas, como armazenar e mais dicas
- Farinha tipo 1: feita a partir da moagem do grão do trigo, com pouca quantidade do farelo. Ela é muito versátil: pode ser usada para fazer bolos, pães, massas, tortas, panquecas e muitas outras receitas.
- Farinha tipo 2: produzida a partir da extração da parte externa do grão de trigo, próxima da casca e, por isso, ela tem uma cor mais amarelada. Ela absorve menor quantidade de água e é indicada para a fabricação de biscoitos e cookies.
- Farinha de trigo integral: feita a partir da moagem do grão com miolo e casca. Por ela conter mais fibras, ela absorve mais água. Por isso, é necessário adicionar mais líquido às receitas feitas com farinha integral.
- Além das farinhas, também é comercializado o farelo de trigo, que é obtido a partir da moagem da casca do trigo. Ele é rico em fibra.
- Já o grão inteiro do trigo pode ser cozido e consumido em saladas, adicionado a pães integrais e outras receitas.
- O triguilho, também conhecido como trigo para quibe, é o grão de trigo pré-cozido, seco e triturado.
- Em outros países, como na Itália, a farinha é classificada também com zeros: quanto mais zeros, por mais processos de moagem e peneiragem ela passou. A farinha tipo 0000, por exemplo, é bastante refinada e é indicada para massas leves e para produtos de confeitaria.
- Já a farinha tipo 0 é rica em glúten, indicada para a produção de pães, pizzas e panetones.
- Você deve armazenar a farinha de trigo em potes bem fechados, longe do calor e da luz.
Farinha de trigo: veja qual tipo usar nas suas receitas, como armazenar e mais dicas — Foto: Receitas
Farinha de trigo: veja qual tipo usar nas suas receitas, como armazenar e mais dicas — Foto: Receitas
Veja também: