Em vídeo, a chef Fernanda Quatrocchi mostra algumas ervas aromáticas, dá dicas de como usá-las, como armazenar e como congelar. Confira!
Ervas aromáticas: confira algumas muito usadas na cozinha
- Alecrim: tem folhinhas finas e pontudas, tem cheiro e sabor amadeirado. Combina bem com legumes, como a batata, e carnes, como o frango. Também fica ótimo em pães!
- Cebolinha: tem folhas longas e delicadas. Quando usada no final do preparo, mantém a crocância e o aroma. Versátil, pode ser usada em sopas, marinadas, omeletes e muitas outras receitas.
- Hortelã: essa é uma erva muito conhecida. Ela é ingrediente de diversos pratos da culinária árabe, como o tabule, e fica ótima usada em sucos. Seu chá também fica delicioso. Se picada muito antes do uso, pode ficar preta; por isso, pique somente um pouco antes de usá-la.
- Manjericão: fica maravilhoso no molho de tomate e em pratos com queijos. Para que essa erva não perca o aroma, use-a na finalização do prato.
- Salsinha: também conhecida como salsa, a erva é muito usada para finalizar pratos também. Tem sabor fresco e levemente picante.
- Orégano: muito aromático, a sua versão desidratada é bem popular no Brasil. O orégano fresco tem ramos longos e folhas de tamanho médio. Use-o em molhos, massas, pratos com queijos e até em pratos simples, do dia a dia, como a omelete.
Como conservar ervas frescas
- Em um pote alto, que tenha tampa, coloque um papel-toalha no fundo.
- Acomode as ervas já lavadas e higienizadas em pé, com os talos e cabos em contato com o papel. Tampe o pote.
- Leve para a geladeira: o excesso de água vai escorrer, umedecer o papel e manter as ervas frescas.
Como congelar ervas frescas
- Para congelar salsa e a cebolinha: basta picar, colocar em recipiente com tampa e levar ao congelador. Utilize-as em pratos quentes, pois, quando descongeladas, elas ficam mais murchas.
- Para congelar manjericão: uma ideia é picar, colocar em cubinhos de gelo, regar azeite e congelar.
Veja também: