O Mais Você esclareceu as diferenças entre os termos ao falar sobre o armazenamento dos alimentos e a limpeza da geladeira.
“O bolor é o momento inicial, superficial do fungo. Já o mofo é o estágio avançado desse processo. O mofo faz parte do processo natural de envelhecimento dos alimentos. Inclusive, os fungos responsáveis pelo surgimento do bolor podem se desenvolver em qualquer ambiente, principalmente em locais úmidos ou mal ventilados”, explica a apresentadora Talitha Morete.
Pode comer a comida com mofo e bolor? De jeito nenhum. Consumir comidas contaminadas com esses fungos pode causar alergia, intoxicação alimentar, diarreia, dores abdominais e vômito. “Quando o fungo está na superfície da comida, significa que ele está bem desenvolvido na parte de dentro do alimento.
Como evitar o mofo e o bolor nos alimentos
Para que você evitar o mofo e o bolor nos alimentos, e, claro, o desperdício de comida, uma das dicas é limpar bem a geladeira. A chef de cozinha Maria Tereza Martins sugere uma limpeza de 15 em 15 dias. Ela recomenda que, de preferência, você faça isso antes de fazer as compras.
Para deixar a geladeira limpinha, a chef de cozinha costuma preparar uma solução 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio, 1 litro de água, 1 colher de sopa de vinagre branco ou 1 colher de sopa de cloro no lugar do vinagre. Com essa solução, ela molha um pano, faz a higienização e, por fim, seca o eletrodoméstico.
Outro segredo para evitar o mofo e o bolor dos alimentos é guardar as comidas do dia a dia nas prateleiras mais altas. Já os alimentos não lavados devem ser guardados nas prateleiras mais baixas ou na gaveta da geladeira.