“Não é interessante consumir tantos ovos assim durante o dia. Na verdade, em nenhum momento. Pela recomendação, até 3 ovos por dia é considerado saudável para o consumo individual. Até mesmo porque ovos em demasia acaba tendo uma dieta monótona, onde o indivíduo acaba depositando todas as fichas em único alimento. Não é a proposta. A proposta é que a alimentação seja diversificada e equilibrada.”
Consumo excessivo de ovos pode sobrecarregar rins
Tudo em excesso pode ser prejudicial à saúde. Isso também vale para o consumo de ovo, apesar de todos os benefícios que a proteína possui.
“É importante consumir [ovos], mas não em demasia. Tem uma influência negativa em relação a sobrecarga dos rins, do fígado também, então precisa ter muita cautela no consumo exacerbado dos ovos.”
Consumir apenas a clara tem benefícios para a saúde?
Apesar de consumir 40 ovos diariamente, Gracyanne prioriza a clara. Este tipo de dieta virou febre entre as famosas e tem Virgínia Fonseca como adepta. Mas será que tem mais benefícios para a saúde comer apenas a clara?
“São propriedades nutricionais diferenciadas. A gema, por exemplo, tem um arcabouço de vitaminas: A, K, E. Elas são importantes para o sistema imunológico e para a saúde ocular. A gema é importante para fazer o processo de regeneração. Mas vamos comer o ovo inteiro? Com o ovo todo, garante que vai ter as propriedades nutricionais equilibradas”.
A nutricionista Marcela Medeiros corrobora com a afirmação e garante que não é necessário evitar o consumo de gema. “Retirar a gema só é necessário em casos específicos, em que há necessidade de fazer uma dieta afim de reduzir colesterol, já que essa é a parte do ovo que possui maior quantidade de gordura. A redução ou exclusão precisa ser orientada por um nutricionista.”
Leia também: