A tapioca é o lanchinho rápido perfeito! Seja para um café da manhã rápido, para um lanche de viagem ou até mesmo para um jantar levinho… Ela é a solução! Entretanto, às vezes a tapioca perfeita pode ser um desafio e tanto.
Isso acontece porque, de tão simples o modo de preparo, parece impossível identificar os erros que a deixam feia, grossa ou quebradiça. Por isso, o Guia da Cozinha selecionou as maiores dicas que vão te ajudar a conquistar a tapioca dos sonhos! Olha só
6 dicas para fazer a tapioca perfeita
1. Compre a tapioca certa!
O primeiro passo para a tapioca perfeita é comprar certo! Pode parecer absurdo, mas esse erro é comum e define completamente o resultado final. Assim, há duas opções: a goma de tapioca hidratada e a fécula de mandioca (ou polvilho doce). Em outras palavras, a goma hidratada é aquela que vai do pacotinho direto para a panela, ao passo que a fécula de mandioca deve passar por um preparo prévio!
Como hidratar a farinha de tapioca?
Ingredientes
- 500g de farinha de tapioca (goma)
- 1 litro de água
Modo de preparo
- Em uma tigela coloque a farinha de tapioca e vá acrescentando a água o suficiente que cubra a farinha e fiquem dois dedos acima da farinha.
- Então, deixe descansar de um dia pro outro.
- Coe em um pano limpo e retire bem o excesso, deixando bem compacto.
- Logo depois, ela está pronta!
2. Não se esqueça de peneirar
Para que a tapioca tenha “liga” e fique uniforme, é preciso passar pela peneira. Além disso, é importante lembrar que quanto mais fininho estiver o pó, melhor será o resultado da tapioca.
3. Devo colocar óleo na frigideira para fazer tapioca?
Não! Para fazer a tapioca perfeita, não é preciso colocar óleo, manteiga ou nenhum outro tipo de ingrediente para untar. Assim, lembre-se apenas de usar uma frigideira com propriedades antiaderentes para melhores resultados.
4. Espalhe igualmente e use uma tampa
Com essas duas dicas, é possível obter uma tapioca assada de forma mais uniforme. Desta maneira, ela ficará mais crocante e levinha!
5. Coloque o fogo na intensidade certa
Não caia na ideia de que, com o fogo alto, a tapioca ficará pronta mais rápido! Apesar de ficar “pronta”, ela estará quebradiça e pode até queimar com facilidade, o que está bem longe da tapioca ideal, não é mesmo?! Por isso, a solução é simples: o fogo deve estar na intensidade média!
6. Não mexa na tapioca!
Enquanto estiver no fogo, não é preciso ficar mexendo na tapioca. Com um tempinho, ela ganhará “liga” sozinha. Nesse momento, o aspecto da massa muda, se tornando mais uniforme, mas sem perder a cor branca. Para não ter erro, basta reparar: se as bordas estão levantadas, está na hora de virar.
Aliás, se preferir, não é preciso assar os dois lados da tapioca! Assim, assando apenas de um lado, ela ficará com uma casquinha crocante deliciosa!