A dica principal de como comprar palmito em conserva é preferir os potes de vidro em vez dos enlatados. Assim, você pode olhar o fundo da embalagem. Também vale a pena verificar se os pedaços têm tamanho regular e se apresentam camadas uniformes e de mesma textura (que pareça macio e não duro). Esses são os conselhos da nutricionista Daniela Meira (@dra_daniela_meira_nutri), que ensina 6 dicas dicas para comprar o melhor palmito em conserva. Veja abaixo!
- Não compre se a tampa do produto estiver amassada ou estufada, pois o palmito pode estar contaminado.
- O palmito que flutua não está macio, e, sim, com falta de oxigenação e duro.
- Não compre se a água estiver colorida, branca ou turva.
- Não compre palmito muito fino. Significa que, provavelmente, foi extraído ilegalmente ou de maneira aleatória.
- Evite consumir palmito nativo. Procure saber a procedência do produto, pois um vidro na estante do mercado pode representar uma palmeira que demorou de 8 a 20 anos para se desenvolver.
- Compre somente produtos que apresentam na embalagem a origem, registro no Ministério da Saúde e no Ibama, que seja ecológico e de plantação planejada.
Outra dica da especialista em alimentação é: para ter certeza que o palmito que você está preparando está livre de toxinas que causam contaminação, basta fervê-lo por 20 minutos. “Se você não consumir todo o palmito que preparou, lembre de fervê-lo novamente depois de 24 horas. Isso porque a fervura mata a toxina liberada pela bactéria”, ensina a nutricionista Daniela Meira, do programa Mais Você.
Procurando receitas deliciosas? Confira: