Mal passado, ao ponto ou bem passado? Para deixar o bife do jeito que seus convidados gostam, acertar o ponto da carne no churrasco é essencial! A melhor forma de garantir um resultado saboroso é dar atenção aos truques que ensinam como fazer um churrasco perfeito, respeitando o momento certo de colocar a carne na churrasqueira, o tempo de preparo e a distância entre a carne e a grelha. Confira as principais dicas a seguir:
Dica 1) Aposte em cortes de carnes suculentos, como o bife de ancho
A qualidade das carnes influencia diretamente no ponto e na suculência do seu churrasco, já que proporciona os melhores sabores. Para realizar um evento de sucesso, aposte no Bife Ancho Maturatta, que é um corte proveniente da parte dianteira do boi, localizado próximo à costela.
O ancho é uma carne naturalmente marmorizada, que possui a quantidade ideal de gordura entremeada nas fibras musculares. Somado ao processo de maturação, o corte fica com um sabor mais intenso e uma textura mais suave.
Dica 2) Para fazer um churrasco de picanha, invista na linha Maturatta
A Picanha Maturatta é a peça chave do churrasco brasileiro. Localizado na parte traseira do boi, o corte corresponde a apenas 0,5% do peso do animal, sendo selecionado para ter a melhor performance na churrasqueira. Além disso, a picanha tem uma capa de gordura ao longo de toda a peça e é conhecida por ser naturalmente macia, suculenta e com um sabor único.
Dica 3) Carnes mal passadas tem entre 52ºC e 55ºC e suculência única
Para fazer um churrasco de picanha ou de bife ancho mal passado, o interior das carnes deve permanecer avermelhado, atingindo uma temperatura interna que varia entre 52ºC a 55ºC. A dica é colocar os bifes na parte mais quente da churrasqueira, selando a carne por fora sem subir o ponto por dentro. Confira:
- Corte bifes de aproximadamente 2 cm de altura;
- Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto dos dois lados – o ideal é colocar o sal apenas na hora de grelhar a peça bovina ou logo depois, para não perder muito líquido;
- Asse os bifes na parte mais quente da churrasqueira até ficarem grelhados por fora e um pouco crus por dentro. Sua textura ao toque deve ser muito macia!;
- Antes de cortar em tiras, deixe a carne descansar por até 5 minutos para redistribuir os líquidos.
Saiba mais: Qual picanha é boa para churrasco?
Dica 4) Carnes ao ponto são rosadas, entre 58ºC a 62ºC
O churrasco ao ponto acontece quando a peça é grelhada por fora, mas mantém o centro rosado, além de ter muita suculência. A carne ainda deve estar macia ao toque, mas sua temperatura interna aumenta, variando entre 58ºC a 62ºC. Para preparar, siga o passo a passo:
- Corte bifes de aproximadamente 2 cm de altura;
- Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto dos dois lados;
- Asse os bifes próximo a parte mais quente da grelha. Como a carne deve ficar ao ponto, a ideia é grelhar por fora e manter o interior rosado, fazendo um degradê. Sua textura ao toque deve ser macia!;
- Antes de cortar em tiras, deixe a carne descansar por até 5 minutos para redistribuir os líquidos.
Dica 5) Carnes bem passadas possuem uma textura firme
A partir de 68ºC, a carne de churrasco já pode ser considerada bem passada. Neste ponto, sua textura fica firme ao toque e o interior é completamente grelhado, perdendo o degradê característico das carnes ao ponto. Para preparar, deixe o corte em contato com o calor brando.
- Corte bifes de aproximadamente 2 cm de altura;
- Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto dos dois lados;
- Asse os bifes afastados da parte mais quente da grelha (procure um local de calor brando). Depois de assada, sua textura deve ser firme;
- Antes de cortar em tiras, deixe a carne descansar por até 5 minutos para redistribuir os líquidos.
Veja também: Molhos para churrasco: 7 ideias para deixar carnes mais suculentas
Publicada em 29 de janeiro de 2024.
Atualizada em 02 de janeiro de 2025.