“Mindful eating, ou alimentação consciente, é uma abordagem que envolve estar plenamente presente e atento durante o ato de comer. Ao contrário do comportamento comum de comer de forma automática, apressada ou em resposta a emoções, o mindful eating propõe uma conexão mais profunda com a experiência alimentar, permitindo que cada pessoa possa perceber suas sensações físicas, emocionais e psicológicas durante a refeição”, explica a nutricionista Priscilla Vogt (@priscillavogt_nutricionista), que tem especialização em Nutrição Clínica, Comportamento Humano e Alimentar.
Comer com atenção, sem o celular na mão e focando no ato de alimentar-se ajuda a entender o que é a fome física e o que é a fome emocional, quando procuramos a comida motivados por emoções ou sentimentos; isso pode levar a diversos comportamentos como comer em excesso ou usar a comida como forma de recompensa. Saiba mais sobre mindful eating e como ela pode ajudar a ter mais saúde física e mental:
Benefícios de comer com atenção plena
“Comer com atenção plena vai além de uma mudança no comportamento alimentar, proporcionando vantagens significativas para a saúde física, emocional e psicológica“, afirma a nutricionista Priscilla Vogt. Entre os benefícios de se alimentar sem distrações, prestando atenção ao ato de comer, a profissional cita:
- melhora no controle do peso;
- redução do comer emocional;
- aumento da satisfação com a comida;
- melhora na digestão e absorção dos nutrientes, promoção de uma relação mais saudável com a comida;
- aumento da consciência corporal.
Como comer com atenção pode ajudar a emagrecer
Priscilla explica que comer com atenção plena permite que a pessoa esteja mais consciente dos sinais de fome e saciedade do corpo: “Ao ouvir esses sinais, é possível evitar comer em excesso, o que pode ajudar na manutenção ou na perda de peso de forma mais equilibrada e natural, sem recorrer a dietas restritivas ou comportamentos alimentares compulsivos”.
Além disso, o mindful eating auxilia na identificação de gatilhos emocionais e permite que a pessoa desenvolva outras estratégias para lidar com suas emoções, sem recorrer automaticamente à comida como forma de alívio.
A prática do mindful eating envolve transformar o simples ato de comer em uma experiência consciente, prazerosa e equilibrada, por meio da atenção plena no momento presente.
Como colocar o mindful eating em prática no dia a dia
A prática envolve a adoção de atitudes e hábitos que nos ajudam a estar mais presentes durante as refeições, prestando atenção plena no momento de comer. Confira algumas das práticas recomendadas pela nutricionista para implementar o mindful eating no dia a dia:
- Desconecte-se das distrações: evite comer na frente da TV, celular, computador ou enquanto realiza outras atividades;
- Preste atenção ao sabor e às sensações: antes de dar a primeira mordida, observe a aparência, a cor, o cheiro e a textura da comida;
- Coma devagar e mastigue bem;
- Tente reconhecer os sinais de fome e saciedade: pergunte-se: “Estou realmente com fome ou estou comendo por outro motivo, como estresse ou hábito?”;
- Elimine o julgamento sobre a comida, em vez de julgar os alimentos como “bons” ou “ruins”.
Veja também: