Babosa: para que serve? Planta tem benefícios para pele, cabelo e pode ajudar na proteção gástrica

Babosa: para que serve? Planta tem benefícios para pele, cabelo e pode ajudar na proteção gástrica

Proteção e cicatrização

Para entendermos um pouco mais sobre a babosa, também conhecida como Aloe Vera, fomos até o site oficial do Ministério da Saúde. No caderno Plantas Medicinais e Fitoterapia na Atenção Básica, o órgão oficial reconhece que a babosa é indicada para o tratamento de queimaduras de 1º e 2º graus e atua como coadjuvante nos casos de psoríase vulgaris, doença crônica de pele que manifesta manchas vermelhas pelo corpo.

“A gente sabe que ela tem propriedades riquíssimas: calmante, anti-inflamatória, ela é rica em polissacarídeos, causando uma proteção gástrica, tem ação cicatrizante, regeneradora celular, até antitérmica, quando feita compressa, então ela é rica em propriedades que podem beneficiar o nosso corpo de forma geral“, ressalta a dermatologista Hadassa Barros, em uma participação no É de Casa.

Babosa: para que serve? Planta tem benefícios para pele, cabelo e proteção gástrica — Foto: Reprodução/Shutterstock

Poder de hidratação

Na área dos cosméticos, a babosa também tem seu lugar, agindo como emoliente, ou seja, está presente em cremes e pomadas que suavizam, hidratam e amaciam a pele. “Uma das propriedades mais ricas da babosa é justamente a hidratação. Ela é constituída por 90% de água. Outra coisa extremamente importante é que ela tem aminoácidos que fazem a constituição do nosso cabelo, vitaminas, nutrientes, inclusive ajuda no crescimento e fortalecimento do cabelo”, destaca a dermatologista.

Durante o programa, o ator José Loreto contou que é adepto da planta, utilizando seu gel na hidratação dos cabelos. “Eu tenho misturado com óleo de coco para dar uma diluída, porque acho esse creme muito consistente”, revelou.

Depois de ouvir o ator, a dermatologista explica como deve ser feita essa hidratação com o gel: “Duas colheres de gel de babosa para uma colherzinha de óleo de coco extravirgem, misture bem, aplique no fio do cabelo, deixe uns 20 minutos e lave. Muito cuidado com o cabelo loiro, porque pode ficar muito esverdeado, mas, geralmente quando você lava, sai”, ela aconselha.

Extração do gel de babosa: cuidados e riscos!

Caso você nunca tenha extraído o gel da babosa, uma recomendação da médica é essencial para evitar problemas: o cuidado com o líquido amarelo, pois trata-se de uma toxina chamada aloína. “Tem que saber retirar corretamente da base da babosa, tem que ter cuidado com o líquido amarelo que sai da babosa, porque pode ser irritante tanto para a pele, como para o couro cabeludo. Uma vez que você tem o gel, você pode utilizar diretamente, ou, no caso do cabelo, misturar com hidratante, óleo essencial ou vegetal para aplicar nos cabelos”, destaca a nutricionista.

De qualquer maneira, recomendamos que você procure sempre um dermatologista antes de consumir ou utilizar qualquer produto, seja ele caseiro ou não, para evitar problemas de saúde e aproveitar ao máximo os benefícios de cada planta.

Veja também:

Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário