1) Spaghetti alla Carbonara
Prato tradicional de Roma, o molho Carbonara costuma ser servido com Spaghetti, mas se quiser dar uma variada, o Rigatoni é uma excelente alternativa – veja a quantidade de ovo certa. Na receita abaixo, a chef Babi Frazão optou pelo Pappardelle com Ovos Paganini:
2) Lasagna alla bolognese
À base de molho à bolonhesa, esta é a versão mais tradicional de lasanha. Ela pode ser preparada com a massa normal ou com a massa verde, que leva espinafre na composição. Aprenda a receita de lasagna à bolonhesa da chef Kika Marder:
3) Massa ao sugo
Um dos molhos mais simples e rápidos de preparar, é também um condimento versátil que pode acompanhar qualquer formato de massa, seja curto ou longo – descubra a história desse molho e algumas dicas para deixá-lo cremoso e saboroso.
Agora é só escolher seu formato de massa favorito e preparar a receita ensinada pela chef Babi Frazão:
4) Spaghetti com vôngole
Embora seja pouco conhecida no Brasil, essa massa é muito difundida na Itália, sobretudo no sul da país onde o mar é rico desse saboroso molusco.
Receita do spaghetti ao vôngole
Ingredientes
Spaghetti ao Vôngole
- 400 g de Spaghetti Paganini
- 800 g de vôngole
- 1 dente de alho
- Pimenta dedo-de-moça
- Salsinha picada a gosto
- Azeite de oliva extravirgem Paganini quanto baste
Rendimento: 4 pessoas
Modo de Preparo
Spaghetti ao Vôngole
- 1 Enquanto a massa cozinha em abundante água fervente e salgada, aqueça um pouco de azeite numa frigideira. Adicione o alho, as pimentas e a salsinha e refogue rapidamente.
- 2 Quando o alho dourar ligeiramente, jogue (literalmente) os vôngoles e deixe cozinhar em fogo alto por 30 segundos. Adicione uma concha de água de cozimento do macarrão (rica em amido) e deixe evaporar. Tampe e deixe cozinhar por mais 30 segundos.
- 3 Nesse meio tempo, os vôngoles estarão abertos (não coma e jogue fora os que estão fechados).
- 4 Faltando 2 ou 3 minutos para terminar o cozimento da massa, retire da água e adicione na frigideira, ainda em fogo alto, e faça a “mantecatura” até o molho incorporar bem e finalizar o cozimento do spaghetti. Sirva al dente.
5) Massa all’Amatriciana
Preparado com tomate, bacon (ou guanciale) e pimenta, este é mais um molho tradicional de Roma que fica perfeito com formatos longos e curtos. Geralmente, é servido com Rigatoni. Confira a receita:
Rigatoni alla Amatriciana
Ingredientes
Rigatoni alla Amatriciana
- 350 g de Rigatoni Paganini ou Spaghetti Paganini
- 400 g de Tomate Pelati Paganini ou Tomate Cubetti Paganini
- 170 g de guanciale (bochecha suína), bacon ou pancetta
- 75 g de queijo pecorino ou parmesão
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal quanto baste
Modo de Preparo
Rigatoni alla Amatriciana
- 1 Numa frigideira ainda fria, adicione o guanciale cortado em tiras de meio centímetro de largura. Doure em fogo baixo para derreter bem a gordura e até a carne ficar crocante. Mexa com frequência para não queimar o guanciale e quando a carne estiver dourada, retire e reserve.
- 2 Na mesma frigideira, onde ficou a gordura derretida, adicione o tomate pelado esmagado com as mãos, tempere com sal e uma generosa porção de pimenta-do-reino moída na hora, e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
- 3 Coloque água para ferver e, quando levantar fervura, adicione sal. Acrescente a massa e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem (se você gosta de massa al dente escorra um minuto antes). Rale o queijo pecorino (ou parmesão).
- 4 Quando o molho de tomate engrossar, adicione as tiras de guanciale e misture bem.
- 5 Escorra a massa e adicione na panela do molho. Mexa bem, acrescente o queijo ralado e misture para amalgamar os ingredientes. Se você gosta de um toque apimentado, pode moer mais pimenta-do-reino.
*No lugar do Rigatoni você pode usar outros formatos como Spaghetti. O Tomate Pelado inteiro também pode ser substituído pelo Tomate em cubos Paganini.
6) Spaghetti cacio e pepe
Esse molho parece simples por levar apenas dois ingredientes – queijo e pimenta-do-reino -, porém precisa conhecer alguns truques para que fique cremoso e não vire um chiclete. A chef Kika Marder ensina a seguir como preparar Pappardelle cacio e pepe:
7) Tortellini in brodo
Prato típico da região da Emília-Romagna, no centro da Itália, é uma sopa de massa recheada. O Tortellini é apenas um dos formatos, mas existem também outras massas parecidas como Cappelletti, Agnolotti e Agnolini.
8) Massa alla Norma
Esta massa é tradicional da Sicília e é preparada com molho de tomate e berinjela. Um prato vegetariano delicioso que pode ser servido com formatos longos e curtos. Confira o preparo da chef Babi Frazão:
9) Massa al Pesto
O pesto de manjericão é oriundo da região da Ligúria, no norte da Itália, e é elaborado com basílico ou manjericão. Ele é só o mais famoso entre as versões de pesto existentes. Afinal, pesto é uma técnica de preparo que virou nome de molho.
A Paganini traz os melhores pestos da Itália: o de manjericão, o calabrês e o pesto rosso. São deliciosos molhos prontos para serem misturados na massa.
10) Orecchiette com cime di rapa
Orecchiette com cime di rapa (folhas de nabo) é um prato tradicional da Puglia, região no sul da Itália, conhecido por sua simplicidade e sabor intenso. A combinação da massa artesanal orecchiette com o amargor leve das cime di rapa (folhas do nabo) cria um equilíbrio de sabores delicioso.
A massa orecchiette pode ser substituída com outra massa curta, como Penne, Farfalloni ou Fusilli, por exemplo.
Ingredientes
Orecchiette com cime di rapa
- 300 g de massa
- 3 litros de água
- 300 g de cime di rapa (folhas do nabo)
- 4 dentes de alho cortados em lâminas
- 100 ml de Azeite de Oliva Extravirgem Paganini
- 4 a 5 filés de anchovas em óleo
- Pimenta calabresa a gosto
- Sal quanto basta
- Queijo pecorino ou parmesão ralado a gosto
Modo de Preparo
Orecchiette com cime di rapa
- 1 Ferva a água numa panela grande e tempere com sal. Lave bem as cime di rapa e adicione na panela junto com a massa. Enquanto massa e vegetais cozinham juntos, prepare o molho.
- 2 Numa frigideira grande, adicione azeite, o alho, a pimenta e refogue em fogo baixo. Antes de o alho começar a dourar, acrescente os filés de anchova e desligue o fogo.
- 3 Quando a massa estiver al dente, escorra, reservando um pouco da água do cozimento, e adicione a massa na frigideira com o molho. Ligue o fogo e salteie para incorporar bem o molho. Acrescente um pouco de água de cozimento se precisar – o amido contido na água vai dar mais cremosidade ao molho.
- 4 Sirva polvilhado com queijo ralado.
Rendimento: 4 pessoas.