A seguir, você confere alguns truques e dicas.
Risoto vermelho
Para obter um risoto na cor vermelha, você precisa adicionar tomate no começo do preparo. Após refogar cebola e alho, tostar os grãos de arroz e adicionar vinho, você já deve acrescentar o tomate e, em seguida, seguir o preparo normalmente, adicionando caldo aos poucos até os grãos ficarem cozidos (veja os truques para um risoto perfeito).
Para um risoto aveludado você pode usar a Polpa de Tomate Paganini, que tem textura lisa. Mas, se quiser um risoto em que apareçam pedacinhos de tomate, escolha a versão de Tomate em Cubos Paganini, como ensina a chef Babi Frazão no vídeo abaixo:
Risoto amarelo
O risoto giallo, como o chamam os italianos, é o prato tradicional de Milão. A cor é obtida adicionando açafrão (não confunda com cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra), preciosa especiaria que, além de conferir uma cor bonita, acrescenta deliciosos aromas florais ao prato.
Em alternativa, você pode alcançar uma cor amarela adicionando abóbora, como fez a chef Babi Frazão nesse risoto de carne seca e abóbora:
Risoto preto
O risoto al nero di seppia, ou com tinta de lula, é outro clássico italiano que fica perfeito com peixes e frutos do mar que irão dar um contraste lindo. Você encontra esse ingrediente com facilidade nas peixarias. Para obter a cor preta, basta adicionar um pouco de tinta (calcule uma colher de sopa por pessoa) no início do preparo.
Risoto rosa
Para preparar um risoto rosa, você precisa adicionar beterraba no começo da receita. A beterraba pode ser encontrada desidratada e em pó nas casas de produtos naturais – esta é a versão mais prática de se utilizar.
Ou você pode assar beterrabas in natura por 20 minutos a 180ºC ou até ficar cozidas e, em seguida, descascar e processar até virarem uma polpa. Adicione a polpa antes de começar a acrescentar o caldo e siga normalmente com o preparo.
Risoto verde
Para alcançar um risoto verde, você pode adicionar pesto de manjericão, pesto de rúcula ou pesto de abobrinha, por exemplo. Diferente das demais cores, o pesto precisa ser adicionado no final do preparo, caso contrário perderá a cor verde brilhante e ficará amarronzado.
Para um risoto de pesto de manjericão prático e rápido, escolha o Pesto Genovês Paganini.