Para entender quais alimentos não saudáveis que você deve evitar no dia a dia, conversamos com Debora Strose Villaça, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID. Na visão dela, evitar ou reduzir o consumo desses alimentos pode ser essencial para manter uma alimentação equilibrar e proteger sua saúde a longo prazo. Veja!
- Refrigerantes e sucos com açúcares adicionados: por conter grandes quantidades de açúcar e adoçantes artificiais, contribui para o ganho de peso e o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
- Salgadinhos de pacote: são ricos em gorduras trans, o que contribui para o aumento do colesterol ruim (LDL) e aumento de pressão arterial.
- Carnes processadas (salsichas, bacon, presunto): contêm grandes quantidades de sódio, conservantes e gorduras saturadas. O consumo regular está associado ao aumento do risco de câncer, doenças cardíacas, hipertensão e diabetes tipo 2.
Alimentos não saudáveis que você deve evitar no dia a dia — Foto: Reprodução/Unsplash
Alimentos não saudáveis que você deve evitar no dia a dia — Foto: Reprodução/Unsplash
- Bolachas e biscoitos recheados: também são ricos em gorduras trans e contribuem para o aumento dos níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim) no sangue, o que pode levar a aterosclerose e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
- Balas, pirulitos e doces de mercearias em geral: o consumo excessivo de açúcar está diretamente ligado ao aumento do risco de obesidade, diabetes tipo 2 e o desenvolvimento de esteatose hepática.
- Alimentos com alto teor de sódio, como salgadinhos e sopas industrializadas: o excesso de sódio está ligado ao aumento da pressão arterial, risco de acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardíacas e problemas renais. Além disso, pode contribuir para a retenção de líquidos e inchaço.
Alimentos não saudáveis que você deve evitar no dia a dia — Foto: Reprodução/Unsplash
Alimentos não saudáveis que você deve evitar no dia a dia — Foto: Reprodução/Unsplash
Rafaella Lemos Alves, nutricionista e professora do curso de nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), reforça que o Guia Alimentar para a População Brasileira orienta que uma alimentação saudável é baseada no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, como feijão, legumes, frutas, cereais integrais e tubérculos. Alimentos processados, como pães, queijos e conservas, devem ser consumidos com moderação. Ela destaca ainda que os produtos alimentícios ultraprocessados devem ser evitados, como:
- Refrigerantes e refrescos
- Bebidas energéticas
- Salgadinhos de pacote
- Balas e guloseimas em geral
- Cereais matinais
- Macarrão e temperos “instantâneos”
- Produtos congelados e prontos para aquecimento, como pratos de massas, pizzas
- Hambúrgueres e extratos de carne de frango ou peixe empanados, como nuggets.
Por que evitar alimentos ultraprocessados?
Os produtos ultraprocessados são feitos principalmente de substâncias extraídas ou sintetizadas, como óleos, açúcares, amidos e aditivos químicos, que são usados para melhorar o sabor e a aparência. Eles acabam substituindo alimentos frescos e tradicionais, afetando nossa alimentação.
“Esses produtos apresentam longa vida útil de prateleira e são amplamente comercializados e divulgados, promovendo seu consumo excessivo. Além disso, os aditivos e intensificadores de sabor nos ultraprocessados podem criar comportamentos alimentares viciantes, tornando difícil para os indivíduos voltarem a consumir mais alimentos in natura”, disse Rafaella.
A pesquisa mais recente do Instituto de Defesa do Consumidor, “Tem veneno nesse pacote”, revelou a presença de agrotóxicos em produtos plant-based, alimentos à base de plantas e também em itens populares voltados para crianças, como bolos prontos e bebidas lácteas.
Alimentos não saudáveis que você deve evitar no dia a dia — Foto: Reprodução/Pexels
Alimentos não saudáveis que você deve evitar no dia a dia — Foto: Reprodução/Pexels