Cada organismo reage de maneira diferente com os excessos, mas, de maneira geral, a intoxicação é um sinal de alerta. A nutricionista e biomédica Camila Monteiro explica: “Quando o intestino está intoxicado, acaba não filtrando o que deve e não passar por ele. Então, nutrientes interessantes vão embora e o que não é muito bom acaba ficando. E isso provoca inflamação e acúmulo de gordura.”
O Receitas pediu para a especialista em saúde listar dicas simples e básicas que podemos adotar antes e depois da ceia de fim de ano para manter o equilíbrio. Confira todas as recomendações!
Chás ajudam na digestão
O chá amargo (de boldo, preto, dente-de-leão) ajuda na digestão e pode ser tomado uns 30 minutos antes da ceia. Chá de hortelã, gengibre, chá de erva-doce e de erva-cidreira, e shot de limão também são boas estratégias para não ficar com aquela sensação de estufamento.
No dia seguinte à ceia, vale apostar em chá verde e suco verde. Mas atenção: nada de coar o suco verde para não descartar as propriedades da bebida.
Escolha bons ingredientes para a ceia
Evite consumir carboidratos simples sozinhos e coloque fontes de fibras e proteínas nas refeições para balancear. Na bacalhoada, por exemplo, controle a quantidade do azeite e inclua também batata-doce, aipim e inhame em vez de colocar só a batata-inglesa, que tem alto índice glicêmico. Nesse mesmo prato, inclua chia e linhaça, que são fontes de fibra.
Evite levar quitutes para comer depois
Da semana do Natal até o Ano-novo dá para engordar bastante e dá para jogar fora uma conquista suada de meses e meses. Evite levar a rabanada que sobrou para comer no café da manhã ou no lanche. A comida da ceia é para comer na ceia.
Outra dica é observar toda as opções da ceia antes de montar o prato. Se quiser experimentar tudo, tente pegar um pouco de cada comida para controlar o que vai comer.
Aposte nas frutas coloridas
Essa época é cheia de cereja, framboesa e amora. Essas frutas têm antocianina, que é um dos componentes mais antioxidantes que a gente tem na natureza. Investir nessas frutas é interessante porque são anti-inflamatórias.
Não fique muito tempo sem comer
Fracione o seu dia e tenha cuidado com a qualidade do que se come. Não passe muito tempo sem comer. Isso pode gerar uma fome gigantesca. Opte por coisas que deem saciedade, como proteínas, fibras e fonte de boas gorduras, para não gerar compulsão no final do dia e comer além do que deveria.
Água, muita água
Beba bastante água durante o dia, como tem que ser nos outros dias. Às vezes a gente tem sede, não bebe água e come. A quantidade suficiente de água durante o dia pode controlar a quantidade do que você vai comer. A quantidade ideal de água que se deve beber é multiplicar o peso em quilo por 35.